SELEÇÃO

IFPI abre inscrições para 3.955 vagas em cursos técnicos

Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas


Seleção

Seleção Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para o Exame Classificatório 2022-1 do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O teste selecionará alunos para ingresso em 3.955 vagas nos cursos técnicos da instituição. Essa edição marca o retorno da aplicação de provas presenciais e tem como outra novidade a redução do valor da taxa de inscrição.

Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou esteja concluindo, em 2021, o ensino fundamental; concomitante, para quem vai cursar, em 2022, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

As vagas ofertadas são para os campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença. 

Inscrições

Os interessados podem se inscrever no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, até o dia 12 de dezembro. O pagamento da taxa de inscrição, que teve o valor reduzido para 20 reais, poderá ser feito até 13 de dezembro. Vale ressaltar que o candidato que obteve isenção do pagamento da taxa deverá, obrigatoriamente, realizar a inscrição do tipo "isento" para o Campus e curso que deseja concorrer.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas devem passar por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

O candidato que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida e sua inscrição confirmada será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Provas

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 16 de janeiro de 2022. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 4 de fevereiro

Fonte: Ascom IFPI

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: