Cidade

SERVIÇO

Reabertura do Espaço Família da RFCC garante mais conforto aos pacientes e familiares

Espaço foi reaberto na manhã de hoje (20) e conta com opções de lazer e descanso

Da redação

Sexta - 21/01/2022 às 07:31



Foto: Divulgação Oscar Franco  assistido pela RFCC
Oscar Franco assistido pela RFCC

O Espaço Família, da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), começa o ano com uma estrutura mais moderna, confortável e funcional. Os familiares e os pacientes oncológicos contam com uma área dinâmica, acolhedora e capaz de proporcionar momentos de descontração. A reabertura do Espaço, localizado no Hospital São Marcos, representa um importante momento para toda a RFCC.

Oficialmente, após passar por reformas, o Espaço foi inaugurado em outubro de 2021. Como o novo formato, visa atender às necessidades de pacientes oncológicos e seus acompanhantes. O local agora possui chuveiros nos banheiros e mais possibilidades de lazer, o que contribui significativamente para o bem-estar durante todo o tratamento. Gracinha Andrade, vice-presidente da Rede, externa que essa conquista representa muito, pois “não é só o material que eles precisam, mas se sentir seguros e apoiados”, observa.

Jornada da Justiça Itinerante em Teresina prorroga atendimento até 30 de junho

Nova Ceasa recebe consumidores a procura de hortifruti de época

Risco de desabamento: Defesa Civil interdita trecho na avenida Maranhão

Gracinha ainda reforça que no Espaço Família podem aguardar o horário da consulta, evitando que fiquem desconfortáveis em frente aos consultórios. Em termos de entretenimento, terão televisão, videogames, brinquedos, local para repouso, banheiro com chuveiro, entre outros itens. Emocionada, a vice-presidente ainda compartilha que “se elas (famílias) vêm e são acolhidas, com certeza se sentirão seguras e com mais forças para enfrentar essa batalha. Era um sonho antigo, que se realiza com o apoio de várias campanhas e pessoas”, pontua.

Voluntária na RFCC-PI há quase duas décadas, Rosália Silva expressa que o coração fica cheio de amor porque o Espaço representa cada doador e paciente da Rede. De acordo com ela, tudo que recebem é aplicado para ajudar na autoestima dos pacientes. “Desenvolvemos vários projetos de apoio, portanto quando chegam e veem esse lugar bonito, isso já ajuda na autoestima. Quando essa pandemia passar, terão atividades lúdicas e de entretenimento. É uma grande vitória para a Rede”, conta.

Rede potencializa sua responsabilidade social com apoio contínuo

Oscar Franco teve que realizar transplante de medula óssea e hoje é assistido pela RFCC-PI. Ele também é uma das pessoas contempladas com o projeto de moradia da instituição e compartilha que é uma grande esperança a assistência que a Rede proporciona. “Para nós, que passamos por esse processo, é uma porta aberta que estimula o paciente a lutar pela sua saúde. Espero que Deus possa tocar no coração das pessoas para que invistam na vida dos pacientes”, deseja.

Roseane Rego, Assistente Social, explica que o primeiro contato do paciente é com o serviço social. A partir disso, se verifica o perfil de cada um. “Procuro ver além do que eles me dizem. Muitos sentem vergonha de falar a real situação que passam”, revela. Com os questionamentos corretos, consegue compreender toda a realidade deles e, assim, entram no programa. “São pacientes que realmente precisam desse apoio e buscamos acolher de forma humanizada. A RFCC sobrevive de doação e busca fazer o máximo por todos”, afirma.

O Espaço Família reúne bons sentimentos e ações por parte de toda a equipe, permitindo um tratamento digno e humanizado. Para Meirilane Dutra, voluntária há seis anos, a conquista é uma grande emoção porque se trata de uma batalha contínua. “Ao ver um espaço como esse, onde poderão desfrutar, ficamos muito felizes. É um estimulo para fazermos mais. Fico muito feliz”, conclui.

Fonte: Iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: