Cidade

METRÔ DE TERESINA

Novo trem do Metrô de Teresina começa operar em julho

Primeiro dos três novos VLTs deve entrar em operação na segunda quinzena de julho, anuncia Fábio Novo

Da Redação

28 de junho de 2026 às 09:13 ▪ Atualizado há 1 hora

Ver resumo
  • O deputado Fábio Novo anunciou que o primeiro dos novos VLTs para o Metrô de Teresina já está pronto.
  • O novo VLT tem capacidade para 360 passageiros, ar-condicionado e maior velocidade.
  • Três novos trens devem ser incorporados até o fim do ano.
  • Estações estão sendo reformadas e trilhos substituídos como parte da modernização do sistema.
  • A tarifa zero no metrô levou ao aumento da demanda, com mais de 10 mil passageiros diários.
  • Investimentos no transporte público visam aumentar a acessibilidade e o conforto.
  • O governador Rafael Fonteles destaca a transformação do sistema ferroviário de Teresina.
  • Recursos de R$ 395 milhões foram alocados para a modernização e expansão do metrô, incluindo novos VLTs e infraestrutura.
  • A expectativa é que essas melhorias consolidem o metrô como uma alternativa principal de mobilidade urbana na cidade.

Novo VLT terá capacidade para 360 passageiros, tem ar-condicionado e anda mais rápido
Novo VLT terá capacidade para 360 passageiros, tem ar-condicionado e anda mais rápido

O deputado estadual Fábio Novo (PT) anunciou em suas redes sociais nesse sábado (27), que o primeiro dos novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) destinados ao Metrô de Teresina já está pronto e deve começar a operar na segunda quinzena de julho. Segundo o parlamentar, o novo trem representa mais um passo no processo de modernização do sistema metroviário da capital.

De acordo com Fábio Novo, o novo VLT possui capacidade para transportar até 360 passageiros, conta com ar-condicionado e oferece maior velocidade em relação aos atuais veículos. A expectativa é que, até o fim deste ano, três novos trens passem a integrar a frota do metrô.

"A boa notícia do sábado: está pronto o novo trem que vai chegar para o metrô. Ele comporta 360 passageiros, tem ar-condicionado e é mais rápido. Até o fim do ano, serão três novos trens para o metrô de Teresina", afirmou o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.

Ainda segundo o parlamentar, o sistema passa por uma ampla modernização, com obras de reforma das estações e substituição dos trilhos.

"Está sendo feita estação, está trocando os trilhos e, quando terminar essa obra, nós teremos um metrô novinho", declarou.

Fábio Novo também destacou o impacto da implantação da tarifa zero no transporte metroviário da capital. Segundo ele, a medida contribuiu para o aumento significativo da demanda.

"Na segunda quinzena de julho, já teremos um trem novinho rodando em Teresina. E com a tarifa zero, o que aconteceu? Já dobrou a capacidade. Temos mais de 10 mil passageiros por dia no nosso metrô", afirmou.

Em publicação nas redes sociais, o deputado ressaltou que os investimentos tornam o transporte público mais acessível e confortável para a população.

"Tarifa zero, novos trens e um metrô cada vez mais moderno. É assim que o transporte público se torna mais acessível e melhora a vida de quem usa o serviço todos os dias. Parabéns ao governador Rafael Fonteles e ao presidente Lula por esse grande investimento, que amplia a mobilidade, garante mais conforto e beneficia milhares de teresinenses diariamente", escreveu.

Para o governador Rafael Fonteles (PT), o sistema ferroviário de Teresina vive a maior transformação desde sua implantação.

"O Metrô de Teresina está vivendo a maior transformação da sua história. O sistema, que já conecta a zona Sudeste ao Centro da capital, segue avançando com obras de modernização, ampliação das estações e a chegada de novos VLTs. Um investimento que significa mais mobilidade, conforto, segurança e qualidade de vida para milhares de pessoas. Com tarifa zero e um sistema cada vez mais moderno, o Governo do Estado reforça o compromisso de construir uma cidade mais conectada, acessível e preparada para o futuro. O Piauí segue nos trilhos do desenvolvimento", afirmou o governador.

Investimentos e expansão

A modernização do Metrô de Teresina também conta com recursos obtidos por meio de financiamentos autorizados pelo Governo do Estado. Em maio deste ano, Rafael Fonteles sancionou leis que permitem a contratação de empréstimos que somam R$ 395 milhões junto à Caixa Econômica Federal, com garantia da União, por meio do Programa Pró-Transporte, do Governo Federal.

Os recursos serão destinados à compra de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), à reforma e modernização do sistema existente e à expansão das linhas do metrô na capital. Do total, R$ 220 milhões serão aplicados na renovação da frota, R$ 120 milhões na requalificação da infraestrutura e R$ 55 milhões na ampliação da malha ferroviária.

Com a chegada dos novos trens e a continuidade das obras, a expectativa do Governo do Estado é ampliar a capacidade de atendimento, oferecer mais conforto aos passageiros e consolidar o metrô como uma das principais alternativas de mobilidade urbana em Teresina.

Fonte: Redes sociais



@production @if(request()->routeIs('site.home.index')) @endif @endproduction