Municípios

INCÊNDIOS

Helicóptero da PM é usado para intensificar combate a incêndios florestais no Piauí

Em mais de 10 horas de voo, a aeronave lançou mais de 15.000 litros d’água, ajudando a controlar os focos mais críticos

Da Redação

Quarta - 06/11/2024 às 10:45



Foto: CCOM-PI Helicóptero da PM
Helicóptero da PM

O helicóptero multimissão da Polícia Militar do Piauí continua a dar apoio no combate aos incêndios florestais nos municípios de São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí. Os primeiros focos de incêndio foram registrados no domingo (3), e as equipes de combate já estão no terceiro dia de operação. A área afetada tem cerca de 15.000 hectares.

Inicialmente, o combate foi realizado por equipes terrestres, mas devido à rapidez com que as chamas se espalharam, o helicóptero foi acionado, utilizando o sistema de bambi bucket para despejar grandes volumes de água. Em mais de 10 horas de voo, a aeronave lançou 15.000 litros de água, ajudando a controlar os focos mais críticos.

No momento, o fogo está sob controle e não representa risco à vida ou ao patrimônio dos moradores. No entanto, as equipes continuam em alerta para evitar novos incidentes e seguir combatendo os focos restantes.

“O emprego do helicóptero é fundamental para alcançar locais de difícil acesso, onde as chamas se espalham rapidamente. Ele complementa o trabalho das equipes em solo, permitindo uma ação rápida e precisa nos pontos mais críticos”, destaca o coronel Clayton Frota Gomes, gerente de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí.

O coronel também informou que a ação conta com a participação de sete bombeiros de Teresina e Piripiri, 15 brigadistas de São Miguel do Tapuio e sete policiais do Comando de Policiamento Aéreo (Copaer) da PMPI.

“O Governo do Estado do Piauí tem mostrado compromisso com a preservação ambiental e com a segurança da população. A ação integrada entre o Corpo de Bombeiros e o apoio aéreo é um exemplo claro do esforço conjunto para proteger as áreas afetadas”, afirmou Clayton Frota.

Fonte: CCOM Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: