INAUGURAÇÃO

Governador inaugura reforma do Centro de Convenções de Teresina

Novo espaço de eventos ficou quatro vezes maior e é um dos mais modernos da região


Evento

Evento Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias participou nesse sábado (12) da solenidade de reinauguração do Centro de Convenções de Teresina (CCT). O equipamento foi reestruturado para se tornar um dos mais modernos complexos da região, oferecendo espaços individualizados e modulares para acomodar todos os tipos de eventos.

Dias lembrou dos percalços que marcaram a obra. O governo teve que romper contrato com empresas que venceram a licitação mas não entregaram o serviço. “Existem obras que ficam encantadas. Está hoje desencantou para encantar nosso estado, nossa região como um instrumento para o desenvolvimento”, declarou o governador.

O CCT é um patrimônio público, gerido por uma empresa através de uma Parceria Público-Privada (PPP). A obra de reforma e requalificação do espaço recebeu aporte de aproximadamente R$ 50 milhões em recursos públicos e R$ 15 milhões em investimento privado para a conclusão.

“O setor privado chegou com a gestão especializada, com capacidade de concluir a obra inclusive com uma pegada mais moderna. Foi e vai ser um grande diferencial em razão da própria natureza do que significa um centro de convenções”, declarou a superintendente de parcerias e concessões, Viviane Moura.

Inaugurado em 1976, o Centro de Convenções tinha no início 3.500 metros quadrados. A reforma iniciou com a extinta Piemtur, passou para a responsabilidade da Secretaria de Turismo (Setur) e foi concluída pela DMDL Eventos, empresa reconhecida nacionalmente pela experiência na gestão de equipamentos no setor. O contrato concede à iniciativa privada pelo período de 20 anos, o direito de uso, operação, manutenção e modernização do equipamento.

“Um equipamento bem mais moderno e amplo, muito mais qualificado, que certamente poderá aproveitar esse potencial turístico da cidade de Teresina”, pontuou Rafael Fonteles, secretário de Fazenda e coordenador do PRO Piauí.

O Centro de Convenções está quatro vezes maior, com 14 mil metros quadrados. É composto de 2 pavilhões climatizados, salão nobre, hall, auditórios e um teatro com 1.200 lugares. A capacidade total de acomodação é de 10 mil pessoas de forma simultânea, garantindo condições de conforto e logística para feiras de negócios, exposições, formaturas e shows.

“O espaço está muito tecnológico, com equipamentos de última geração, e certamente todos que virem aqui irão agradecer”, avaliou Flávio Nogueira Júnior, secretário do Turismo.

A vice-governadora Regina Sousa, lembrou com nostalgia da sua solenidade de colação de grau no curso de letras, que ocorreu no Centro de Convenções no ano de 1976. Ela destacou a velocidade de conclusão da obra, finalizada 9 meses após a assinatura do contrato de PPP. “Teresina vai usufruir de um equipamento muito bom, todos vão gostar”, falou Regina.

De acordo com os gestores, o CCT já tem 34 eventos agendados. A solenidade de inauguração teve participação de autoridades dos diversos poderes e teve como ponto alto, o show do cantor Geraldo Azevedo.

Fonte: Ccom

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: