Cidade

Força tarefa da Águas de Teresina substitui canos quebrados no Morada Nova

Substituição da rede antecede o asfaltamento de todas as ruas e avenidas do conjunto

Redação

Sexta - 19/07/2019 às 13:29



Foto: Asmon A força tarefa da Águas de Teresina e a presidente da Asmon, Maria de Lourdes Abreu
A força tarefa da Águas de Teresina e a presidente da Asmon, Maria de Lourdes Abreu

Uma força-tarefa da empresa Águas de Teresina continua trabalhando no bairro Morada Nova, na zona Sul de Teresina, para eliminar todos os vazamentos  nas avenidas, ruas e quadras e requalificar o sistema de distribuição de água do conjunto antes do início da pavimentação asfáltica dessas vias pela Prefeitura de Teresina.

Uma emenda de R$ 700 mil, de autoria do vereador Caio Bucar, vai possibilitar a realização da obra, uma reivindicação antiga das mais de 2 mil famílias que residem no bairro, explica a presidente da Associação de Moradores do Morada Nova (Asmon), Maria de Lourdes Abreu, que lutou até conseguir do prefeito Firmino Filho o cumprimento da promessa de asfaltar todo o Morada Nova.

A presidente Maria de Lourdes deu plantão na prefeitura até conseguir a liberação do asfalto (Foto: Asmon)


Trabalho avança
As equipes da Água de Teresina trabalham no conjunto desde o dia 1º de julho, numa ação que também contempla o plano da empresa para redução de perdas e possibilita a distribuição de água sem desperdício.

De acordo com o gerente de serviços da Águas de Teresina, Diogo Mochão, as equipes estão atuando na retirada de vazamentos com a substituição de ramais (instalação que liga o imóvel à rede pública de abastecimento), além do trabalho com o geofone [uma espécie de “scanner”], a fim de identificar os vazamentos que ainda não afloraram no asfalto.

“Estamos fazendo essa ‘varredura’ em todo o bairro para que possamos eliminar os vazamentos, atuando em especial em pontos onde observamos que havia reincidência. Nesses casos, estamos substituindo a tubulação, por material mais resistente e de maior qualidade”, destacou Mochão.


A rede de distribuição de água danificada está sendo substituída pela Águas de Teresina (Foto: Asmon)


Associação
O Programa Afluentes, desenvolvido pela Águas de Teresina, mantém um canal de relacionamento direto com lideranças comunitárias e representantes de associações, para conhecer de perto a realidade de cada bairro e as necessidades dos moradores.

O Morada Nova tem 32 anos de fundação e concentra 2 mil famílias, a maioria pessoas vindas do interior para estudar ou trabalhar. Parte dos moradores vieram para Teresina para acompanhar o estudo dos filhos e por aqui ficaram.

Perdas
Mensalmente, a empresa realiza em média 5.500 correções de vazamentos na cidade e já conseguiu reduzir os índices de perdas de água de 59% para 56%  nesses quase dois anos de atuação frente aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.


Homens da Águas de Teresina fazem a substituição dos canos no Morada Nova (Foto: Asmon)

Fonte: Águas de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: