
Uma força-tarefa da empresa Águas de Teresina continua trabalhando no bairro Morada Nova, na zona Sul de Teresina, para eliminar todos os vazamentos nas avenidas, ruas e quadras e requalificar o sistema de distribuição de água do conjunto antes do início da pavimentação asfáltica dessas vias pela Prefeitura de Teresina.
Uma emenda de R$ 700 mil, de autoria do vereador Caio Bucar, vai possibilitar a realização da obra, uma reivindicação antiga das mais de 2 mil famílias que residem no bairro, explica a presidente da Associação de Moradores do Morada Nova (Asmon), Maria de Lourdes Abreu, que lutou até conseguir do prefeito Firmino Filho o cumprimento da promessa de asfaltar todo o Morada Nova.
A presidente Maria de Lourdes deu plantão na prefeitura até conseguir a liberação do asfalto (Foto: Asmon)
Trabalho avança
As equipes da Água de Teresina trabalham no conjunto desde o dia 1º de julho, numa ação que também contempla o plano da empresa para redução de perdas e possibilita a distribuição de água sem desperdício.
De acordo com o gerente de serviços da Águas de Teresina, Diogo Mochão, as equipes estão atuando na retirada de vazamentos com a substituição de ramais (instalação que liga o imóvel à rede pública de abastecimento), além do trabalho com o geofone [uma espécie de “scanner”], a fim de identificar os vazamentos que ainda não afloraram no asfalto.
“Estamos fazendo essa ‘varredura’ em todo o bairro para que possamos eliminar os vazamentos, atuando em especial em pontos onde observamos que havia reincidência. Nesses casos, estamos substituindo a tubulação, por material mais resistente e de maior qualidade”, destacou Mochão.
A rede de distribuição de água danificada está sendo substituída pela Águas de Teresina (Foto: Asmon)
Associação
O Programa Afluentes, desenvolvido pela Águas de Teresina, mantém um canal de relacionamento direto com lideranças comunitárias e representantes de associações, para conhecer de perto a realidade de cada bairro e as necessidades dos moradores.
O Morada Nova tem 32 anos de fundação e concentra 2 mil famílias, a maioria pessoas vindas do interior para estudar ou trabalhar. Parte dos moradores vieram para Teresina para acompanhar o estudo dos filhos e por aqui ficaram.
Perdas
Mensalmente, a empresa realiza em média 5.500 correções de vazamentos na cidade e já conseguiu reduzir os índices de perdas de água de 59% para 56% nesses quase dois anos de atuação frente aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
Homens da Águas de Teresina fazem a substituição dos canos no Morada Nova (Foto: Asmon)
Fonte: Águas de Teresina