EDUCAÇÃO

Fazenda da Paz entrega 47 certificados de cursos profissionalizantes

A profissionalização faz parte da metodologia da Fazenda da Paz


Fazenda da Paz

Fazenda da Paz Foto: Divulgação

Trinta e seis acolhidos da Fazenda da Paz e onze mulheres moradoras do Povoado Canaã receberam certificado dos cursos profissionalizantes ofertados pela Fazenda da Paz. Os cursos são uma parceria da Fazenda da Paz com a instituição suíça Brücke Le Pont.

A profissionalização faz parte da metodologia da Fazenda da Paz. Ao concluir o tratamento, muitos acolhidos retornavam ociosos para casa. Mas, através da profissionalização, o pós-tratamento se torna mais seguro estando alinhado com a reinserção social através do trabalho. Por conta disso, além da oportunidade de concluir o ensino regular, os dependentes químicos em tratamento podem realizar os cursos de corte e costura, informática básica, marcenaria, técnicas agrícolas, mecânica de moto ou eletricista predial. No caso das mulheres do Povoado Canaã, esta foi uma forma encontrada pela Instituição de ajudar também diretamente a população onde uma de nossas Comunidades Terapêuticas está inserida.

“A Fazenda da Paz, juntamente com a Brücke Le pont, ONG suíça, há 11 anos vem oferecendo algo a mais para os nossos acolhidos e esse algo a mais é a qualificação profissional. Com muita alegria dizemos que eles conseguiram esse certificado por mérito e dedicação deles”, diz Eneida Lustosa, presidente da Fazenda da Paz.

“Quando fiquei sabendo do curso, já estava em andamento. Eu sempre gostei de aprender. O que tenho a dizer é que a professora amou a gente e ensinou. Quando fiz um vestido e postei no meu Instagram, nem mesmo acreditei que fui eu que fiz, com tantos detalhes. Ainda tive a oportunidade de conhecer a história da Fazenda, de ouvir depoimento de um rapaz que estava grato por estar limpo e mudado a sua vida. E a Fazenda também me mudou para melhor de outra forma, melhorando através desse curso a minha costura. Só posso agradecer a Deus por ter colocado a Fazenda da Paz no meu caminho”, conta Michele Sousa, concludente do curso.

Os cursos têm o objetivo de estimular um aprendizado e auxiliar na inserção do mercado de trabalho, desta forma, todos estão qualificados a trabalharem na área que concluíram o curso e Fazenda da Paz ajuda ainda na busca de um novo emprego, fazendo o intermédio com empresas e elaborando um bom currículo.

Fazenda da Paz

A Fazenda da Paz é primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental, que hoje acolhe gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Já realizou mais de 30.000 (trinta mil) atendimentos de familiares e dependentes químicos.

A instituição tem como linhas de atuação a prevenção, o tratamento, a reinserção social e a incidência política. A Prevenção é linha adotada como estratégia de superação do preconceito e elevação das chances de reinserção socioeconômica e prevenção da reincidência ao uso de álcool e outras drogas.

Fonte: Ascom Fazenda da Paz

Próxima notícia

Dê sua opinião: