SERVIÇOS

Equatorial Piauí lança campanha educativa para chamar atenção da população para o cuidado

Dados contabilizados pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí indicam, que em 2021, cerca de 35% das ocorrências registradas foram provocadas por vegetação na rede


Poda de arvores

Poda de arvores Foto: Divulgação

Com a chegada do período mais quente do ano no estado, popularmente conhecido como B-R-O-BRÓ, naturalmente alguns equipamentos elétricos são fundamentais para refrescar o calor e a energia elétrica se torna ainda mais essencial. Esse cenário, com o registro de dias muito quentes, afeta a saúde da população e chama a atenção para uma prática essencial que mantém o sistema elétrico funcionando dentro da normalidade: a poda regular das árvores.

Dados contabilizados pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí indicam, que em 2021, cerca de 35% das ocorrências registradas foram provocadas por vegetação na rede. Neste ano, até o início de agosto esse índice já ultrapassava 23%. Com objetivo de reforçar à população, que todos têm responsabilidade sobre a manutenção das árvores, inclusive aquelas em terrenos particulares, a distribuidora lança mais uma campanha educativa sobre o cuidado com a vegetação, com o conceito Cultive Segurança.  

“Em 2021 lançamos uma campanha em Teresina que buscou sensibilizar a população sobre as responsabilidades pela poda das árvores. Na época, já tínhamos muitas ocorrências de interrupção do fornecimento de energia provocadas pelo contato da rede elétrica com árvores localizadas em terrenos particulares. Colhemos bons resultados com essa campanha. Por isso, para reforçar ainda mais esse tema e semear dentro de cada piauiense sua responsabilidade, estamos lançando uma nova comunicação, agora voltada a todo o estado, para ampliar as informações sobre como garantir a boa convivência do verde com a rede elétrica”, afirma Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial.

A Campanha Cultive Segurança -  Árvores longe da rede elétrica: um cuidado de todos, está no ar a partir desta segunda, 05, na TV, rádio, outdoors espalhados em todo o estado. A Campanha também conta com um folder informativo que será distribuído em todas as agências e em ações educativas viabilizadas pela distribuidora.

A poda não regular dessas árvores pode causar danos severos à rede elétrica, além de diversos transtornos aos clientes, uma vez que ocorrências dessa natureza exigem um trabalho mais complexo para recomposição do sistema elétrico. Por isso, é fundamental ressaltar a responsabilidade de cada um com objetivo de evitar incidentes com a queda da vegetação sob à rede elétrica.  Em maio deste ano, por exemplo, uma poda de árvore feita de forma irregular por uma construtora localizada na região Leste de Teresina, fez com que um galho caísse sobre a rede elétrica, o que provocou a quebra de cabos e um curto no transformador da área, causando a queima do equipamento. Por conta da ocorrência, clientes do bairro São Cristóvão tiveram o fornecimento de energia prejudicado durante praticamente todo o dia, até que a recomposição do sistema fosse realizada.

A prevenção é sempre uma aliada para evitar acidentes quando o assunto é árvores e rede elétrica. “A melhor maneira de se prevenir e cultivar segurança é saber que cuidar das árvores é um compromisso de todos. Com ventos e chuvas mais fortes, árvores e galhos sem manutenção adequada podem atingir a rede elétrica e afetar diretamente o fornecimento de energia”, frisou Abraão Galeno.         

Deixe os galhos longe da fiação: faça poda preventiva. Fique por dentro das responsabilidades: 

- A prefeitura municipal é quem deve fazer a poda preventiva de árvores, em locais públicos;

- O proprietário de casas ou terrenos é o responsável legal pela poda preventiva de árvores em propriedade particular (jardins, quintais). Para isso, o ideal é chamar um especialista, para que o serviço seja feito por profissional habilitado, que utilize equipamento de segurança adequado.

- Quando solicitar a poda de árvores para a Equatorial? A distribuidora realiza o serviço de forma emergencial e preventivo nos casos em que a vegetação esteja em contato ou muito perto da rede elétrica, com o objetivo de evitar acidentes com a população e danos elétricos. Contudo, a partir dessa intervenção, a manutenção da vegetação longe da rede elétrica deve ser feita pela Prefeitura Municipal ou pelos clientes.

Veja também:

Escolas municipais de Teresina participarão de Desfile de 7 de Setembro

Saiba o que abre e o que fecha em Teresina no feriado de 7 de Setembro

Avenida principal do Dirceu é interditada para desfile cívico

Fonte: Ascom Equatorial

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: