As férias escolares iniciaram e a presença das crianças por mais tempo em casa requer prevenção para evitar acidentes domésticos. Para garantir a diversão segura nesse período, é preciso ter cuidado com aparelhos que dependem de energia para funcionar, como eletrodomésticos, vídeo games, smartphones e eletroeletrônicos, por conta do risco de choque elétrico.
“As crianças estão frequentemente diante de uma tela e esse tempo de exposição aumenta durante as férias. No caso dos celulares e tablets, os pais precisam ficar atentos para que seus filhos não usem esses aparelhos conectados na tomada, enquanto estiverem sendo recarregados, pois o cabo pode conduzir uma corrente elétrica”, afirma Carlos Duarte, Engenheiro de Segurança da Equatorial.
Revisar periodicamente as instalações elétricas, com profissional capacitado, é fundamental para identificar e eliminar fios soltos, desencapados e emendados. “Orientamos que nas residências com crianças e animais de estimação sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra eventuais choques elétricos nas tomadas que não estejam em utilização”, declara o engenheiro.
Aproveitando a temporada de fortes ventos, outra prática comum durante o período das férias escolares é a brincadeira com pipas, mas a Equatorial adverte: é necessária a supervisão de um adulto, além de, não praticar a atividade próximo à rede elétrica, optando sempre por parques ou áreas abertas.
Confira mais dicas importantes que ajudam a evitar acidentes de origem elétrica:
- Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos;
- Não permita que as crianças utilizem tablets e smartphones (para jogar ou trocar mensagens) durante o carregamento;
- Ao ligar e desligar equipamentos eletrônicos da tomada, como videogames e computadores, o adulto deve estar presente para realizar a ação, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio;
- Dê preferência em plugar o carregador do celular na tomada altas ou naquelas fora do alcance de crianças;
- Substitua os fios desencapados de eletrodomésticos. Aquele leve choque ao encostar na máquina de lavar, geladeira ou qualquer outro eletrodoméstico é sinal de que o equipamento precisa visitar a assistência técnica especializada ou a instalação apresenta problemas no aterramento.
Fonte: Ascom Equatorial