Cidade

Equatorial moderniza rede elétrica para acabar a falta de energia na Cacimba Velha

A empresa está fazendo uma espécie de mutirão na Cacimba Velha. A meta é modernizar toda a rede elétrica na Zona Rural de Teresina

Por Luiz Brandão

Sexta - 11/03/2022 às 19:21



Foto: Luiz Brandão Novo transformador vai melhorar o fornecimento de energia e facilitar a manutenção da rede
Novo transformador vai melhorar o fornecimento de energia e facilitar a manutenção da rede

A Equatorial decidiu resolver, definitivamente, o problema da constante e recorrente falta de energia elétrica na região da Cacimba Velha, na Zona Rural Leste de Teresina.

Desde segunda-feira (10.03) equipes da empresas estão trabalhando ostensivamente na troca de postes, cabos, transformadores e outros equipamentos para tornar o fornecimento de energia em um serviço de excelência para a população.

As equipes tem se revezado e o trabalho para restabelecer o serviço não tem hora. Mesmo com todas as dificuldades geradas pelas fortes chuvas que vem caindo na cidade, homens e veículos da Equatorial estão por toda a área, inclusive no período noturno.

Nesta semana, os trabalhos foram prejudicados e a programação prevista para os serviços foi alterada por acidentes causados pelas chuvas com ventos fortes que tem caído na região.

Equipes da Equatorial se revezam para agilizar o andamento das obras

Na quinta-feira (10) à noite, a ventania no meio da chuva derrubou uma grande árvore por sobre a rede. Cabos e postes foram quebrados. Parte da comunidade ficou sem energia e sem comunicações por telefone e Internet.

A árvore caída interrompeu a pista da estrada principal bem próxima a Escola Municipal da Cacimba Velha. Mas logo nas primeiras horas da manhã a árvore foi cortada, retirada e as equipes da Equatorial iniciaram o trabalho de remoção e colocação de novos postes e cabos para restabelecer o fornecimento de energia.

No final da tarde, pelo menos cinco equipes da Equatorial com máquinas e equipamentos ainda estavam na área.

A rede de energia elétrica da área, onde as equipes da Equatorial estão trabalhando, estava há mais de 30 anos sem um trabalho de reforma e manutenção adequado. Os cabos são antigos e cheios de emendas, assim como os postes e transformadores que estão sendo substituídos.

Cabos e transformadores novos e modernos estão sendo colocados em mais pontos da rede para melhorar a distribuição da energia e facilitar a manutenção. Também está sendo realizada a poda de árvores onde há necessidade desse serviço.

Todo o trabalho está sendo acompanhado de perto pelo superintendente Cosme Cezário e uma equipe de engenheiros e técnicos especializados na área de fornecimento e manutenção de linhas em redes de energia elétrica.

Com isso, a comunidade tem demonstrado esperança e confiança no trabalho da Equatorial para solução definitiva da antiga e constante falta de energia.

Cosme Cezário, Mauro e Evaldo: técnicos da Equatorial em visita a clientes da área

"As obras nessa área já estavam na nossa programação e estão em andamento. Mas resolvemos concentrar esforços aqui por causa dessa situação emergencial de interrupção de fornecimento recorrente", explicou Cosme Cezário em visita a um consumidor residente na Cacimba Velha.

Ele ressaltou que a meta da empresa é prestar um serviço de excelência. "Enquanto tiver um só cliente insatisfeito nós estaremos buscando a solução do problema para que ele fique satisfeito", disse.

A Cacimba Velha é um dos mais antigos e tradicionais povoados da Zona Rural de Teresina. Atualmente, mais de 10 mil pessoas moram na região.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: