Cidade

Céu vermelho chama atenção de moradores em Teresina

A coloração diferente é decorrente de um vulcão do outro lado do mundo

Da Redação

Quarta - 09/02/2022 às 10:54



Foto: David Cristiano Céu fica vermelho em Teresina
Céu fica vermelho em Teresina

O céu de Teresina ficou vermelho no início da manhã desta quarta-feira (09). O fenômeno chamou a atenção dos moradores, que registraram o momento entre 4h30 e 5h30.

De acordo com os meteorologistas, esse é um efeito de ótica e a tonalidade do céu é causado por conta do "espalhamento" dos raios solares na atmosfera, pela inclinação do sol ao amanhecer e pela quantidade de materiais particulados em suspensão na atmosfera. A coloração diferente é devido a uma composição de nitrogênio, oxigênio, materiais particulados na atmosfera. 

O fenômeno vem sendo visto em várias cidades do país desde a semana passada e ocorre em razão de um vulcão do outro lado do mundo. A erupção de um vulcão no oceano Pacífico, que ocorreu no dia 15 de janeiro próximo a Tonga, na Oceania, e colocou EUA, Japão, Equador e Chile em alerta..

Semanas depois da erupção, as nuvens de poeira formadas pelo vulcão atravessaram uma boa distância do globo e agora trazem novas cores aos céus brasileiros. Isso porque as cinzas vulcânicas contam com alta concentração de carbono e enxofre, que, associados a outros gases, formam moléculas que refletem tons vermelhos, laranjas e rosados quando cruzam com os raios de luz solar.

Fonte: Com informações de UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: