Cidade

FERIADO CATÓLICO

Arquidiocese de Teresina organiza missa, procissão e tapetes para celebrar Corpus Christi

Saiba a programação completa da festa que destaca a presença de Jesus na Eucaristia e colore as ruas com arte religiosa

Da Redação

Quinta - 19/06/2025 às 13:00



Foto: Arquidiocese de Teresina Procissão de Corpus Cristhi
Procissão de Corpus Cristhi

A Arquidiocese de Teresina organiza para esta quinta-feira (19) a celebração da Solenidade de Corpus Christi, uma das principais datas do calendário católico. A festa destaca a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e conta com uma programação especial que inclui missa solene, procissão e a tradicional confecção dos tapetes que decoram as ruas do centro da cidade.

Missa e procissão com o Santíssimo Sacramento

As atividades começam às 16h, no pátio da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, onde será realizada a missa solene. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão pelas ruas do centro até a Igreja São Benedito, acompanhando o Santíssimo Sacramento. No final do percurso, haverá sermão e bênção solene.

Tapetes: fé e arte colorindo as ruas de Teresina

Um dos momentos mais esperados da festa são os tapetes de Corpus Christi, que ganham um significado especial nesta edição. Com cerca de 1.580 metros de extensão, eles serão montados em cinco blocos temáticos distribuídos ao longo do trajeto da procissão. Cada trecho é preparado por uma paróquia diferente, que transforma a fé em desenhos feitos com materiais naturais.

Os tapetes representam diferentes etapas da vida cristã, de acordo com o Plano Arquidiocesano de Pastoral, e funcionam como uma catequese visual para quem acompanha a caminhada. Além de decorar, eles convidam à oração e reflexão durante a celebração.

A montagem começa na véspera, dia 18, com a liberação das ruas próximas à Catedral para que as equipes voluntárias preparem os tapetes durante a noite, enquanto acontece um momento de adoração na Catedral Metropolitana. Na manhã do dia 19, uma missa especial é dedicada aos voluntários que ajudam na organização.

Distribuição dos blocos temáticos

  • Bloco 1 (Rua Félix Pacheco): Pré-Catecumenato, com temas como Querigma e Santíssima Trindade.

  • Bloco 2 (Rua Rui Barbosa): Purificação e Iluminação, abordando a Quaresma e os Sacramentos da Cura.

  • Bloco 3 (Ruas José dos Santos e Silva e Davi Caldas): Catequese, incluindo o Credo, a Missa e temas mensais.

  • Bloco 4 (Início da Avenida Antonino Freire): Continuação da iluminação e purificação, com passagens como a Samaritana e a ressurreição de Lázaro.

  • Bloco 5 (Encerramento do percurso): Mistagogia, que fala sobre a vivência da fé em comunidade.

Notícias relacionadas: 

Saiba como vai funcionar o comércio de Teresina no feriado de Corpus Christi

A Strans vai interditar várias vias do Centro da capital a partir desta quarta-feira (18)

Programação de Corpus Christi 2025 em Teresina inclui missa, procissão e tapetes temáticos

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: