Brasil

RADIAÇÃO

Veículo com material radioativo é furtado em São Paulo

A manipulação inadequada do material pode representar riscos à saúde

Da Redação

Sexta - 05/07/2024 às 12:29



Foto: Divulgação/CNEN Material com radiação ionizante
Material com radiação ionizante

Um veículo que transportava material radioativo foi roubado na cidade de São Paulo na segunda-feira (1). O alerta foi divulgado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão ligado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, em nota publicada nesta quinta-feira (4).

 A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado inicialmente como furto de veículo no 49º Distrito Policial (DP), São Mateus, na Zona Leste da capital. Na ocasião do roubo, o veículo e o material radioativo estavam devidamente sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.

No comunicado, a CNEN informa que o material furtado está protegido em embalagens de chumbo, que evitam qualquer irradiação para o meio ambiente, mas a manipulação inadequada do material pode representar riscos à saúde. 

A CNEN também alerta a população para que, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e entre em contato imediatamente com o órgão, através dos números (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763.

 Divulgação/CNEN

Confira a nota:

Informamos que no dia 01 de julho de 2024 um veículo transportando fontes radioativas foi roubado na cidade de São Paulo. Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde. Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contate imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia.

No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.

 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: