ENERGIA
Teresinha Ferreira
17 de agosto de 2026 às 21:26 ▪ Atualizado há 6 horas
Petrobras anunciou a descoberta de petróleo no poço Morpho, localizado no bloco BM-FZA-59, na Margem Equatorial, em águas profundas na costa do Amapá. A perfuração deve ser concluída em até 20 dias, seguida de estudos para medir o volume encontrado e avaliar a viabilidade de exploração comercial.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, informou que a perfuração alcançou cerca de 3 mil metros de profundidade em lâmina d'água e outros 3 mil metros em rocha, com aproximadamente 1 mil metros ainda a perfurar. A empresa já investiu US$ 3 bilhões nesta etapa exploratória, iniciada em agosto passado, com custo diário de US$ 1 milhão.
Magda destacou que a descoberta é resultado de anos de trabalho e investimentos, confirmando o potencial petrolífero da região. O poço está a 175 km da costa do Amapá e 500 km da foz do Amazonas, com lâmina d'água de 2.886 metros.
Ainda não é possível estimar o volume de petróleo ou o potencial de produção da área. A Petrobras pretende continuar suas atividades na Margem Equatorial, onde possui outros poços exploratórios e aguarda licenciamentos do Ibama.
A Petrobras é operadora do bloco BM-FZA-59, com 100% de participação, adquirido na 11ª Rodada de Licitações da ANP, em 2013, sob o regime de concessão.
Durante visita à região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva frisou que a descoberta, embora significativa, não altera o foco do país em energias renováveis. O Brasil seguirá investindo em biocombustíveis, complementando o potencial petrolífero com inovação sustentável.
Fonte: Agência Brasil
APOSTA ONLINE
AUTORIZAÇÃO JUDICIAL
DISCORD e ANPD
ATUAÇÃO INTEGRADA
CASO MASTER
BIODIVERSIDADE