
O presidente Lula decretou luto oficial de 3 dias no país, em sinal de pesar pelas vítimas da queda do avião que aconteceu na tarde dessa sexta-feira (9), em Vinhedo (SP). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). Todas as 61 pessoas que estavam a bordo do avião da VoePass morreram no local.
A aeronave bimotor, do modelo ATR-72, saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). O acidente aconteceu já no final da rota. O avião caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), matando todos os 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
O Corpo de Bombeiros concluiu os trabalhos de combate às chamas e resfriamento do local por volta das 17h15. A área foi liberada para a perícia, realizada pelo Centro de Investigações e Prevenção a Acidentes (Cenipa) e pela Polícia Técnico-Científica de São Paulo.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também decretou luto de 3 dias no estado, em respeito às vítimas do acidente. Um gabinete de crise foi criado para apoiar as famílias e auxiliar na identificação dos corpos.