
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regulamentou nesta quarta-feira (20), o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios de seguridade social. A iniciativa é voltada à coleta de dados biométricos, em colaboração com a Caixa Econômica Federal.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços bancários, especialmente aqueles com dificuldades para utilizar canais digitais. Segundo o governo, o projeto pretende alcançar comunidades remotas e grupos em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão digital e social.
Com a coleta biométrica, o atendimento será facilitado, oferecendo mais segurança e agilidade no acesso a benefícios e serviços oferecidos pela instituição financeira. Durante o evento, também foi lançado o aplicativo oficial da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que permitirá aos cidadãos validarem seus dados gratuitamente e de forma segura.
A CIN substitui o antigo RG e unifica o número do CPF como identificador único nacional. Desde a sua criação já foram emitidas mais de 30 milhões de unidades do novo documento no Brasil. A CIN (Carteira de Identidade Nacional) será a base para o uso dos dados biométricos.
Fonte: Brasil247