Brasil

ACESSIBILIDADE ELEITORAL

Justiça Eleitoral assegura acessibilidade para eleitores com deficiência

Programa oferece transporte e adaptações em urnas para garantir o voto de pessoas com deficiência.

Teresinha Ferreira

05 de setembro de 2026 às 10:09 ▪ Atualizado há 44 minutos

Ver resumo
  • A Justiça Eleitoral adotou medidas para facilitar o voto de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • Entre as medidas estão transporte especial gratuito e urnas adaptadas.
  • O número de eleitores com deficiência aumentou de 141.690 em 2010 para 1.970.165, quase 14 vezes mais.
  • O Programa Seu Voto Importa, estabelecido em 2026, garante transporte especial organizado pelos TREs.
  • Eleitores devem solicitar o serviço de transporte até 14 de setembro.
  • Urnas eletrônicas incluem melhorias como a fonte Atkinson Hyperlegible e uma barra de progresso para deficientes visuais.
  • Recursos de acessibilidade ampliados incluem intérpretes de Libras para informações sobre votos específicos.
  • William Akerman, do TSE, afirma que a meta é garantir igualdade de condições políticas para todos os cidadãos.

Agência Brasil Acessibilidade eleitoral
Acessibilidade eleitoral

A Justiça Eleitoral implementou medidas para garantir que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida possam votar com autonomia. As iniciativas incluem transporte especial gratuito e urnas adaptadas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou um aumento significativo no eleitorado com algum tipo de deficiência, que saltou de 141.690 em 2010 para 1.970.165 eleitores atualmente, um crescimento de quase 14 vezes.

O Programa Seu Voto Importa, estabelecido pela Resolução 23.753 em fevereiro de 2026, prevê que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ofereçam transporte especial. Eleitores interessados devem solicitar o serviço até 14 de setembro.

Além disso, as urnas eletrônicas trazem novidades para facilitar o voto de pessoas com deficiência visual, como a fonte Atkinson Hyperlegible e uma barra de progresso para orientar o eleitor.

O uso de recursos de acessibilidade será ampliado, incluindo intérpretes de Libras que informam sobre voto em branco, nulo e de legenda, visando a plena participação de todos os eleitores.

Segundo William Akerman, Diretor de Assuntos Estratégicos do TSE, a missão é garantir igualdade de condições políticas para todos os cidadãos. Akerman discutiu esses pontos durante uma audiência pública sobre Direitos Humanos no Senado.

Fonte: Agência Brasil