
A educadora social Denise Correia Santiago, de 45 anos, teve uma reação alérgica após usar continuamente a pasta de dente Colgate Clean Mint, que teve a venda suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quinta-feira (27). Denise relatou ao g1 que sentiu o produto mais forte já no primeiro uso, mas só após cinco dias começou a notar os sintomas como vermelhidão, inchaço e queimaduras.
Moradora de Miracatu, no interior de São Paulo, Denise disse que sua família sempre usou os cremes dentais da marca, e que a nova versão foi comprada pelo marido.
"De imediato, na primeira vez que eu usei, senti uma diferença na composição. Senti que era um pouco mais forte".
Apesar da sensação, a educadora social continuou usando o produto aproximadamente quatro vezes ao dia.
"Era uma sensação de limpeza mais forte. É como se causasse uma sensação de secura. Você sente que é um produto mais forte".
Segundo a mulher, quando os sintomas começaram a aparecer, se alastraram muito rápido. Ela relatou que começou sentir uma secura na boca e em seguida apareceu uma mancha vermelha, como se fosse um queimado, que foi aumentando ao redor da boca e na parte interna dos lábios.
Na última quinta-feira (27), Denise sentiu que estava com ferida em cima da língua. No dia seguinte, o lábio estava bastante inchado.
"A feridinha que estava na língua passou para baixo, e a minha garganta estava doendo. As minhas amígdalas estavam inchadas, sensíveis e doloridas".
ATENDIMENTO MÉDICO
Até então, Denise não sabia que esses efeitos estavam sendo causados pela pasta de dente e procurou um pronto-socorro na última sexta-feira (28). "Eu falei [para o médico], que não comi nada de diferente, não aconteceu nada de anormal".
A mulher tomou duas injeções e medicação antialérgica. Depois, o médico recomendou que ela permanecesse em observação porque corria o risco de fechamento de glote [causado pelo edema de glote, uma reação alérgica grave que pode levar à morte]. Após algumas horas na unidade hospitalar, Denise foi liberada para casa com a orientação de retornar ao posto de saúde caso sentisse algo estranho novamente.
Denise só percebeu que fosse a pasta de dente quando ela foi comer e posteriormente escovou os dentes. Após fazer a higiene bucal, Denise percebeu que os sintomas estavam voltando e que o lábio estava inchando novamente.
"Comentei com a minha irmã, foi quando ela olhou e viu essa situação da Colgate. Não usei mais ela [pasta de dente]", disse ao g1.
Ela precisou tomar analgésico por causa da dor que está sentindo nas amígdalas.
"Estou com a língua queimada em cima e embaixo, na gengiva, está tudo sensível. E é aquilo, se eu não tivesse ido para o pronto-socorro, pelo menos ter tomado a medicação, sei lá o que teria acontecido".
O marido dela e o filho fizeram uso da pasta, mas não apresentaram sintomas.
SUSPENSÃO DA COLGATE CLEAN MINT
Devido a outros casos semelhantes, a Anvisa suspendeu a venda da pasta de dente Colgate Clean Mint na última quinta-feira (27), mas, no mesmo dia, a empresa recorreu contra a suspensão e obteve decisão favorável.
A decisão da Anvisa havia sido tomada após o registro de oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso dessa pasta. A determinação foi publicada no Diário Oficial na quinta-feira (27) e revogada no mesmo dia.
A Clean Mint é uma nova versão de um dos cremes dentais mais populares da marca, a Colgate Total 12. A empresa anunciou uma mudança na fórmula e no nome.
COLGATE SE POSICIONA
Em nota, a Colgate disse que a pasta não oferece riscos à saúde, mas alguns consumidores podem ser mais sensíveis a compostos como fluoreto de estanho, corantes ou sabores, presentes no produto.
Nota da Colgate na íntegra:
A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes - como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.
Fonte: g1