ACIDENTE AÉREO
Teresinha Ferreira
24 de setembro de 2026 às 00:19 ▪ Atualizado há 1 hora
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou a recuperação da caixa-preta do helicóptero modelo Bell 430, que caiu na serra de Santa Catarina no último domingo (20). O cantor Rick, da dupla sertaneja Rick e Renner, estava entre os ocupantes da aeronave.
Nenhum dos cinco passageiros, incluindo o piloto e copiloto, sobreviveu à queda. O equipamento recuperado, conhecido tecnicamente como Cockpit Voice Recorder (CVR), será analisado no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), em Brasília (DF).
Conforme o Cenipa, a primeira fase da investigação foi concluída, com a coleta de evidências e partes essenciais da aeronave. Os destroços foram liberados para a autoridade policial local, que deve preservar o local conforme regras aeronáuticas.
O helicóptero caiu ao voar de Porto Belo para São Joaquim, ambas em Santa Catarina. As buscas duraram cerca de 13 horas, conduzidas por equipes da FAB, bombeiros e resgate. Os destroços foram localizados na terça-feira (22), na região de Urubici.
Os trabalhos de extração e degravação dos dados da caixa-preta estão programados para os próximos dias, avançando para a análise detalhada de fatores como voo e infraestrutura.
O corpo de Rick será velado em Sorocaba (SP) nesta quinta-feira (24), em cerimônia fechada a familiares e amigos.
Fonte: Agência Brasil