A Caixa Econômica Federal inicia, nesta terça-feira (17) o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de setembro para os beneficiários com o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. O calendário de pagamentos deste mês está previsto para se estender até o dia 30 de setembro. Além disso, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Caixa anunciou uma antecipação especial de benefícios para regiões afetadas por eventos climáticos extremos.
A antecipação abrangerá o estado do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas severas; todas as famílias do estado do Amazonas; e alguns municípios de São Paulo, Acre e Roraima, que enfrentaram estiagem e queimadas recentes. Para esses locais, o pagamento será realizado no primeiro dia do calendário de setembro, independentemente do final do NIS dos beneficiários.
No total, serão pagos 20,7 milhões de benefícios, com a medida visando aliviar a situação das famílias que enfrentam dificuldades adicionais devido às condições climáticas adversas. Essa ação pretende garantir que os recursos cheguem mais rapidamente às áreas mais necessitadas, ajudando a mitigar os impactos das crises climáticas na vida dos beneficiários.