A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo solicitou uma sindicância para apurar o caso em que um youtuber americano passa 24 horas como um Policial Militar no Brasil e inclusive usa uma arma da corporação. O vídeo do cotidiano dos agentes foi publicado há 3 semanas no canal do americano Gen Kimura e tem mais de 1,6 milhões de visualizações. Segundo a SSP, a PM deve esclarecimentos já que não é permitido a um civil ter práticas exclusivamente militares.
No vídeo, Kimura é apresentado ao capitão e com ele faz um tour pelas instalações do 18º Batalhão, onde grava o local em que as armas são guardadas.. Ao longo do vídeo ele tem toda a experiência de um militar. Participa de patrulhamento em comunidades da zona Norte de Paulo, inclusive com arma e colete militares.
O vídeo chegou à Secretaria de Segurança Pública do estado que solicitou à PM a instauração de uma sindicância para apurar a situação. Em nota a corporação garantiu que os envolvidos serão punidos.
"Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações. Excessos e desvios não são tolerados e todos os casos são punidos com rigor. Além disso, a dinâmica do vídeo não é permitida de acordo com as regras internas da Corporação", disse a SSP.
Sobre um dos policiais afirmar que a mortes são comemoradas com charutos e cervejas a SSP afirma que a fala “não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado”.
O vídeo foi publicado no canal de Kimura
Fonte: Com informações do Metrópoles