TRÂNSITO CAÓTICO
Natalia Costa
14 de setembro de 2026 às 10:45 ▪ Atualizado há 32 minutos
Motoristas que trafegam pela Avenida Maranhão, no Centro de Teresina, enfrentaram longos congestionamentos no sentido Norte/Centro, principalmente por volta das 8h e 8h30 desta segunda-feira (14).
Vídeos enviados ao Portal Piauí Hoje mostram uma fila extensa de veículos na Avenida Maranhão. Segundo motoristas, em alguns dias, o congestionamento se estende desde o acesso à Ponte da Amizade até as proximidades da Ponte Metálica, chegando a ultrapassar esse trecho em determinados momentos.
A concentração de veículos começa principalmente na região de acesso à Ponte da Amizade, onde se forma uma fila para os motoristas que seguem pela ponte. Com o aumento do fluxo, o congestionamento se prolonga pela Avenida Maranhão e compromete o deslocamento de quem segue em direção ao Centro.
Motoristas reclamam da situação
Além do grande volume de veículos, motoristas relatam problemas na organização do trânsito em um dos cruzamentos da região, próximo ao Shopping da Cidade, onde ônibus descem para acessar a Avenida Maranhão.
Segundo os relatos, alguns condutores acabam bloqueando o cruzamento, mesmo quando não há espaço suficiente para avançar. A situação prejudica a circulação e pode provocar congestionamento também no sentido contrário da avenida.
Outro ponto de reclamação é a ausência de agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para organizar o fluxo nos horários de maior movimento.
A presença de agentes poderia auxiliar na orientação dos motoristas e evitar que veículos parem no meio dos cruzamentos, especialmente nos momentos de maior concentração de carros e ônibus.
Os vídeos que registram o trânsito na região mostram a dimensão do congestionamento e evidenciam a dificuldade enfrentada pelos motoristas durante o período da manhã.
A Avenida Maranhão é uma das principais vias de ligação entre a região Norte e a área central de Teresina. Por isso, quando o fluxo fica comprometido, o impacto é sentido também por quem precisa acessar outras vias da região.
Strans diz que congestionamento é provocado pelo volume de veículos
A Strans informou que considera o congestionamento registrado na Avenida Maranhão um reflexo do fluxo intenso de veículos no início da manhã. Segundo o órgão, entre 6h e 8h, a Ponte Metálica funciona exclusivamente no sentido Centro/Norte, o que concentra um grande volume de carros na Avenida Maranhão durante o horário de pico.
De acordo com a Strans, não foram identificadas irregularidades que expliquem o congestionamento. O órgão afirma ainda que o trecho próximo ao Shopping da Cidade conta com fiscalização constante para coibir estacionamentos irregulares e outras situações que possam prejudicar a circulação.
A orientação aos motoristas é, quando possível, utilizar outras pontes e sair de casa mais cedo para evitar o período de maior movimento.
Segundo o órgão, uma solução definitiva para reduzir o congestionamento dependeria da construção de uma nova ponte de acesso a Teresina.
A Strans também destacou que, durante o restante do dia, o problema não costuma apresentar a mesma intensidade. Segundo o órgão, no período do meio-dia e no final da tarde, não há congestionamento semelhante, salvo situações extraordinárias, como acidentes ou outras ocorrências.
TRANSPORTE PÚBLICO
SABOR PIAUIENSE
ACIDENTE FATAL
LUTO
TRANSPORTE PÚBLICO
EDUCAÇÃO