Davi Alcolumbre marca presença na celebração dos 204 anos da Independência

Evento na Esplanada dos Ministérios contou com desfile cívico-militar e lideranças do governo

Davi Alcolumbre, presidente do Senado e do Congresso Nacional, participou do Desfile Cívico-Militar realizado na segunda-feira (7) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A cerimônia celebrou os 204 anos da Independência do Brasil e teve a presença de lideranças como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e o presidente do STF, Edson Fachin.

O evento reuniu 2.085 militares das Forças Armadas, com participação em pelotões a pé, viaturas e aeronaves. Também marcaram presença 754 militares da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Houve demonstração de paraquedismo pelas três Forças.

Na abertura, o 2º Tenente Miguel, da equipe campeã do Campeonato Mundial de Pentatlo Militar em 2026, conduziu o Fogo Simbólico, acompanhado por 14 atletas do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (Paar) do Ministério da Defesa.

Mulheres participaram de todos os grupamentos, incluindo a primeira turma do Serviço Militar Inicial Feminino, incorporada em 2026. Elas realizaram uma demonstração especial na formação da Bandeira Nacional.

Entre as apresentações militares, destacou-se a pirâmide humana de 23 militares do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e a exibição da tropa hipomóvel do Exército.

Na demonstração aérea, drones e a aeronave remotamente pilotada ScanEagle, da Marinha do Brasil, foram destaque, junto com o KC-390 Millennium, o F-39 Gripen e a Esquadrilha da Fumaça.