Lives do conhecimento

Eclipse solar total no Chile acontece no próximo dia 2 de julho


Eclipse Lunar

Eclipse Lunar Foto: Divulgação

Quem estiver no Chile em 2 de julho deste ano poderá acompanhar um dos mais raros e belos espetáculos da astrologia. Às 16h39 deste dia acontecerá um eclipse solar e a Região de Coquimbo, ao norte de Santiago, será o epicentro mundial do fenômeno. Neste horário a lua cobrirá totalmente o sol, transformando o dia em noite durante quase três minutos - mais especificamente, dois minutos e 36 segundos.

O Chile prevê a chegada de mais de 350 mil turistas ao país no período em busca de acompanhar e se maravilhar com o eclipse solar.

A boa notícia é que não são apenas os sortudos que estiverem em Coquimbo que poderão se deparar com o acontecimento. A região será a melhor para observá-lo pois lá o eclipse será total, ocultando 100% dos raios solares que iluminam a Terra, mas no restante do Chile o fenômeno também será observável como um eclipse solar parcial.

Eclipse Solar Híbrido

Poder observar a lua escondendo o sol em praticamente todo Chile é possível por se tratar de um Eclipse Solar Híbrido. O evento é tão único e raro que ocorreu pela última vez nesta área específica do planeta há 427 anos, e será repetido novamente apenas daqui 146 anos, em 2165 - ou seja, é basicamente um ‘agora ou nunca’ para quem quer apreciar o fenômeno. O Chile é o país que tem como característica contar com um dos céus mais limpos do mundo para observação astronômica.

O fato de ser ‘híbrido’ significa que o eclipse será visto de diferentes maneiras - total e parcial - dependendo de onde você estiver. É importante ressaltar que a maioria dos eclipses solares observados da Terra são parciais, isto é, a sombra criada pela lua cobre apenas uma parte da luz do sol. Já o eclipse total acontece quando nosso satélite natural esconde completamente as luzes do sol. No caso do acontecimento previsto para 2 de julho, uma faixa de 200 km, de norte a sul no Chile, permanecerá 100% no escuro durante os três minutos.

Onde ver o eclipse solar total

Particularmente, o cenário ideal do fenômeno acontecerá nos vales onde nasce o Deserto do Atacama. A faixa de terra que ficará 100% na escuridão durante o eclipse solar se estende da cidade de Domeyko, no norte, até a cidade de Guanaqueros, no sul. Dentro desta zona, parte é da região do Atacama, mas a maioria se encontra em Coquimbo - ambas estão preparadas para receber todos os visitantes que queiram apreciar esse fenômeno.

Mais especificamente, as localidades e cidades onde o eclipse solar total será melhor visto no Chile, onde é garantido mais de 96% de escuridão, serão: Freirina, Vallenar e Alto del Carmen, no Atacama, e Andacollo, La Serena, Vicuña e Paihuano, no Vale do Elqui, na região de Coquimbo. Com garantia de escuridão 100%, destacam-se duas cidades: La Higuera e Río Hurtado, ambas também em Coquimbo.

Um dos destaques fica por conta do Vale de Elqui: localizado bem no centro da  faixa de 200 km, o destino conta com um dos céus mais limpos do mundo graças a condições específicas como altitude, clima seco e poucas partículas de poeira no ar. Não é coincidência que neste vale se encontram os observatórios astronômicos Gemini e o Cerro Tololo, o que pode ser uma oportunidade para os curiosos descobrirem um pouco sobre os astros durante a viagem na região.

O interessante é que além de ser o palco principal do esperado fenômeno e contar com ótima infraestrutura para astroturismo, o Vale de Elqui conta também com excelentes opções gastronômicas com plantações de pisco e vinícolas.

Um país inteiro para ver o eclipse

Por outro lado, todos que estiverem dentro do território nacional chileno poderão ver o eclipse solar parcialmente. Em Arica, no extremo norte, por exemplo, o fenômeno ocultará 65% da luz solar, enquanto no extremo sul, 46% da estrela do Sistema Solar será escondida pela lua. Até mesmo na ilha de Páscoa, onde vive o povo Rapa Nui, o sol será parcialmente coberto pela sombra da lua.

Precauções para observar o eclipse

Para desfrutar do evento astronômico mais importante do ano, é necessário tomar algumas precauções mínimas para proteger sua visão. Exceto durante os breves minutos em que o sol estará 100% coberto pela lua, não é seguro olhar diretamente para o sol. A solução assim é adquirir as lentes Eclipse, já que os óculos de sol normais não são seguros para este tipo de fenômeno.

Fonte: Francisco Correa

Siga nas redes sociais
Redação

Redação

O blog divulga lives de assuntos ligados ao conhecimento geral
Próxima notícia

Dê sua opinião: