Filosofia de Vida

Filosofia de Vida

As cores podem influenciar no comportamento humano

As cores possuem, inclusive, papel fundamental no comportamento humano

Fabiano de Abreu

Domingo - 13/03/2022 às 08:27



Foto: Divulgação Cores
Cores

Quando as luzes são emitidas e refletidas em um objeto, elas geram ondas eletromagnéticas que são captadas pelas retinas e decifradas pelo sistema nervoso. É importante ressaltar que existem comprimentos de ondas que não são percebidas a olho nu, logo, existem cores que os seres humanos não conseguem enxergar. Diferentes animais conseguem enxergar mais cores que outros, justamente, pela possibilidade de ver esses comprimentos de ondas.

Atualmente, as cores são amplamente estudadas na área do marketing, criando assim, combinações que expressem a personalidade de uma marca e a forma com a qual esta se comunica com o seu público-alvo. As cores podem dizer muitas coisas, estão relacionadas até com o modo de vestir das pessoas, expressando suas personalidades e a forma com a qual se apresentam para o mundo exterior.

Entender a relação entre cores e linguagem é importante para responder perguntas como: a cor vista é a cor real ou será que é influenciada pelo nome que foi dado a ela? Estudos sugerem que há alterações sutis no cérebro durante a percepção de certas tonalidades. A cor vermelha, por exemplo, provoca o aumento de batimentos cardíacos e aumento do metabolismo, ela provoca fome e, por isso, é muito utilizada em restaurantes.

Estudar sobre as cores e seus efeitos requer uma pesquisa interdisciplinar entre emoções, ciências cognitivas e percepção, já que, psicologicamente, as cores provocam estímulos emocionais amplamente explorados pela publicidade.  É um campo extremamente abrangente, onde ainda é possível perceber a insuficiência de dados em relação a quantidade de tonalidades percebidas e não percebidas pelo olho humano.

As cores possuem, inclusive, papel fundamental no comportamento humano. É possível perceber que a influência da cor está presente no dia a dia das pessoas de maneira inconsciente dependendo da forma com a qual ela se apresenta em um ambiente. Essa influência se estende por várias áreas como atenção seletiva, desempenho intelectual e atlético, publicidade e marketing de diferentes empresas focadas em roupas, alimentos e bebidas, podendo influenciar até na agressividade e na atração física.

Nesse contexto, surge a cromoterapia, no qual o paciente é colocado em uma sala onde receberá diferentes ondas eletromagnéticas para equilíbrio da mente e do corpo. Luzes de diferentes cores atuam de diferentes maneiras, cores frias, por exemplo, podem ajudar no tratamento complementar de transtornos como o cansaço mental, sintomas de depressão, transtornos do sono e até pressão alta.

Link para o estudo:
https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/42579/pdf


Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Compartilhe essa notícia: