A piauiense Rosélia Alves de Sousa, de 57 anos, está a poucas horas de escrever mais uma história política de sucesso de um brasileiro no exterior. Ela é candidata e tem grandes possibilidades de se eleger vereadora de Aráchova (pronuncia-se Arárrova), uma cidade grega de cerca de 3 mil habitantes.
Rosélia Alves nasceu na localidade Serra de Dentro, município de Batalha, no Norte do Piauí, mas mora na Grécia há 30 anos. A possível futura vereadora de Aráchova tem dupla nacionalidade. Ela era casada com um grego. Hoje é viúva e tem duas filhas. Mas a maior parte da família dela mora em Batalha e Esperantina.
O deputado Francisco Limma (PT) amigo da família de Rosélia, diz que ela sempre gostou e trabalhou na política vida toda. "Ela sempre votou no presidente Lula, de quem é uma grande admiradora. E eu estou na torcida pela vitória dela nas urnas neste domingo", disse.
O parlamentar conta que quando ela veio morar em Teresina, ainda muito nova, começou a trabalharam com política. Rosélia trabalhou muito tempo com o saudoso vereador Carlos Lobo.
Onde fica
Aráchova é uma pequena cidade do interior da Grécia. Está situada no sopé do monte Parnasso, a uma altitude de 950 metros. A cidade pertence à Prefeitura de Votiais e está cerca de 160 km de Atenas, a capital grega.
Da capital a Aráchova são cerca de duas horas e 50 minutos de carro. A cidade tem belas casas de pedra, ruas estreitas e fontes. É um lugar aconchegante e peculiar. Nela fica a grande e famosa estacão de esqui Fterólakka e perto da sede existe o Sitio arqueológico de Delfos.