![Agentes da Polícia Federal recolhem documentos](https://piauihoje.com/uploads/imagens/img-20250212-130155-1739376191.jpg)
A atual gestão da prefeitura de Paes Landim, município da região de Oeiras, herdou um caos na administração municipal. Nesta quarta-feira (12) a Polícia Federal fez uma operação que teve como alvo o ex-vice prefeito, Pedro Maria Borges (MDB), e a esposa dele Haila Borges. A PF cumpriu mandado de busca e apreensão em endereços de Pedro e outros suspeitos de desviar dinheiro do Fundo Nacional da Assistência Social, destinado aos pobres.
A Operação Estafermo, da Polícia Federal, é para combater desvios de recursos públicos. A esposa de Pedro, Haila Borges era a responsável pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paes Landim.
Dados de beneficiários do Bolsa Família teriam sido usados para emitir notas fiscais frias e desviar recursos para despesas pessoais de gestores municipais. Haila Borges era responsável pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paes Ladim. Pedro Maria Borges era vice do prefeito Thalles Moura Fé Marques, do PP.
A investigação teve início após denúncia da Câmara Municipal de Paes Landim. A fraude envolveu verbas do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), com prejuízo estimado em mais de R$ 30 mil.
A PF ainda busca identificar outros envolvidos, calcular com precisão o dano ao erário e evitar novas infrações. Os investigados poderão responder por peculato e falsidade ideológica.
Nova gestão
O atual prefeito de Paes Landim, Francinaldo Moraes, do PT, disse que a situação em que encontrou a Prefeitura é de calamidade. "Tem muita coisa errada. Estamos tentando colocar tudo no lugar, com rapidez e transparência", diz o prefeito.
Francinaldo foi eleito em outubro de 2024 com 61,86% dos votos válidos. Ele derrotou o prefeito bolsonarista Thalles Marques, do PP, que buscava a reeleição, mas ficou como apenas 38,14% dos votos, uma demonstração de que fez uma má gestão em Paes Landim.
Francinaldo com Rafael Fonteles durante a campanha eleitoral O petista Francinaldo Moraes Bezerra teve o apoio do grupo liderado pelo governador Rafael Fonteles e pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
![Luiz Brandão](https://piauihoje.com/timthumb.php?src=/migration/public_html/media/image_bank/2017/1/luiz-brandao_KzxOwsk.jpg&w=180&h=180&a=t)