Blog do Brandão

Blog do Brandão

ELEIÇÕES 2024

Fábio Novo e Décio Solano visitam a zona Rural e criticam má gestão da PMT

O pré-candidato do PT a prefeitura de Teresina conclamou a comunidade a participar da elaboração do plano de governo para a cidade

Por Luiz Brandão

Sábado - 18/11/2023 às 20:49



Foto: Luiz Brandão Fábio Novo e Décio Solano com lideranças da Zona Rural
Fábio Novo e Décio Solano com lideranças da Zona Rural

O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) a prefeito de Teresina, deputado estadual Fábio Novo, e o advogado Décio Solano, pré-candidato do PT a vereador, se reuniram na tarde deste sábado (18), com moradores e lideranças comunitárias da localidade Ladeira de Terra, na área do povoado Santa Tereza, na zona Rural de Teresina, para ouvir as reivindicações daquela comunidade.

A reunião foi organizada pelo líder comunitário Márcio Matos e por Décio Solano.  Eles iniciaram as falas e destacaram as qualidades de Fábio Novo como político e gestor. "É um parlamentar sério, que cumpre seus compromissos e também um gestor público preparado", afirmou Márcio.

Décio, por sua vez, ressaltou a atuação nos movimentos em defesa do meio rural e também destacou as qualidades de Fábio e a participação dele na campanha de 2020, quando o deputado petista concorreu pela primeira vez a prefeito de Teresina.

Décio anuncia obra

Décio Solano aproveitou a oportunidade para anunciar o início de obras de melhoria de um trecho de 3,5 km da estrada vicinal que liga a "Ladeira de Terra" à rodovia PI-113, na altura do povoado Santa Tereza. A obra deve ser iniciada na próxima segunda-feira (20), com recursos garantidos pelo governador Rafael Fonteles.

Fala de Fábio

"Nesse momento estamos ouvindo a população e as prioridades das comunidades. Não dá pra fazer tudo. Então temos de priorizar e planejar", disse o pré-candidato petista Fábio Novo, pedindo que a comunidade participe da elaboração do plano de governo sugerindo as obras através da plataforma digital "Novo Plano Teresina”, uma ferramenta que vai permitir a participação popular na construção do plano de governo para reconstruir a cidade.

"Através da plataforma, serão recebidas as sugestões das obras e ações prioritárias para a cidade. E a partir da opinião da população os técnicos vão se reunir para construir o plano de governo da capital, a exemplo do Orçamento Participativo - OPA, criado pelo governo do estado", explicou o deputado petista. 

Fábio destacou que a participação do povo no orçamento do estado deu certo e que, através do OPA, em votação popular, foram selecionadas 63 propostas de projetos e obras para Teresina e Parnaíba. Para essas propostas, o governo do estado vai destinar R$ 40 milhões para Teresina e R$ 10 milhões para Parnaíba, porque são as duas maiores cidades. Mas a ideai é replicar a experiência para os demais municípios, tornando mais eficaz a participação da população na aplicação dos recursos.

Fábio também falou sobre os maiores problemas de Teresina, principalmente nas áreas de saúde e transportes. Sobre esse último, defende a modernização da frota de ônibus para atender a população da capital. "Se eu fosse o prefeito não gastava dinheiro na compra de ônibus à diesel. Eu compraria ônibus elétricos até como formar de preservar o meio ambiente", disse.

O pré-candidato petista ressaltou que o futuro prefeito de Teresina precisa estar alinhado aos governos federal e estadual para ter a chance de recuperar o tempo perdido e reconstruir a cidade. "Teresina hoje é uma terra arrasada", diz Novo ao destacar sua amizade com o governador Rafael Fonteles, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, é o presidente Lula.

O parlamentar criticou a desorganização da atual gestão municipal tendo a frente Dr. Pessoa. Fábio disse que a situação das finanças da Prefeitura de Teresina é crítica e que 2024 será um ano difícil para o futuro prefeito.

"Não vai ser fácil. Está tudo muito desorganizado. Não tem dinheiro pra nada e os deputados federais não destinam mais emendas para Teresina porque eles (gestores da PMT) perdem os processos e o dinheiro volta, prejudicando a cidade", concluiu o Fábio Novo. 

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: