Os vereadores da Câmara Municipal de Pio IX analisam se aceitam a denúncia por infração político-administrativa contra o prefeito Silas Noronha (PSD). Se a denúncia for aceita poderá levar à instalação do processo de impeachment contra o prefeito. A sessão está marcada para esta segunda-feira (08) ás 19h.
O prefeito Silas Noronha (PSD) é acusado de exploração sexual de adolescentes. Ele chegou a ser preso e afastado do cargo, mas depois foi solto e voltou ao comando da prefeitura do município.
A denúncia foi enviada à Câmara de vereadores pelo ex-secretário de Agricultura, Márcio Técio de Alencar. Ele possui parentesco com uma das vítimas de violência sexual e pediu demissão do cargo ao tomar conhecimento das acusações contra o prefeito.
Entenda o caso
O prefeito afastado de Pio IX, Silas Noronha, é alvo de uma investigação da Polícia Civil do Piauí por suspeita de exploração sexual de adolescentes. O caso veio à tona após denúncias feitas por Liedson Alves, ex-integrante da equipe de campanha do gestor, que afirmou ter sido coagido a recrutar menores para encontros com o prefeito em troca de pagamentos mensais.
As investigações são conduzidas pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), com apoio da Diretoria de Operações Especiais (DEOP). Além do prefeito, o sobrinho dele, Samuel Noronha, também foi preso no âmbito da operação e apontado como participante do suposto esquema.
No dia 10 de abril, Silas Noronha se apresentou à polícia após ter a prisão temporária decretada pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Na mesma decisão, o TJ-PI determinou o afastamento do prefeito do cargo por 90 dias.
No dia 05 de maio o prefeito foi solto e em 15 de maio voltou ao comando da prefeitura.