O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, afirmou que o Legislativo seguirá respeitando as prerrogativas legais da vereadora Tatiana Medeiros, conforme decisão judicial já existente. Entre elas, está a manutenção do salário superior a R$ 25 mil, enquanto não houver definição final da Justiça.
O salário da vereadora é um entendimento legal e da Constituição Federal. Às vezes, parece que é a bel-prazer que a gente quer continuar com o salário. Ela está afastada do cargo, mas continua como vereadora. Até o trânsito em julgado ela tem o direito de comprovar ou não a sua inocência”, pontuou o presidente.
Nesta terça-feira (28), Enzo Samuel explicou que a Câmara ainda aguarda a notificação oficial sobre a condenação da parlamentar a 19 anos, 10 meses e sete dias de prisão. A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí na última segunda-feira (27).
Segundo o chefe do Legislativo municipal, qualquer medida sobre o futuro político da vereadora só será adotada após o encerramento definitivo do processo, quando não houver mais possibilidade de recursos.
Vale ressaltar que a vereadora Tatiana Medeiros está afastada das funções desde março de 2025, quando foi presa pela Polícia Federal durante a operação Escudo Eleitoral II.
Nós não fomos ainda notificados da decisão que ocorreu. Tenho conhecimento através da imprensa. Temos que aguardar sermos notificados, tomar conhecimento de tudo, para que as decisões cabíveis sejam tomadas. Toda decisão será tomada com base na decisão judicial e nas determinações judiciais, conforme a Constituição Federal e respeitando todo o processo legal”, declarou Enzo Samuel.
A vereadora responde a acusações de organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro e peculato-desvio, que consiste no uso indevido de recursos ou bens públicos sob responsabilidade do cargo.