O Piauí já recebeu 416 das 1.104 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2026. A informação foi divulgada nessa sexta-feira (24) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que aguarda a chegada do restante dos equipamentos para reforçar a estrutura de votação em todo o estado.
As urnas estão sendo enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após solicitação do TRE-PI. O pedido foi feito porque o tribunal identificou um déficit no número de equipamentos disponíveis para o pleito e alertou que a falta de urnas poderia comprometer a logística da votação e provocar atrasos em algumas seções eleitorais.
Os novos equipamentos serão distribuídos entre Teresina e os demais 223 municípios piauienses, mas, antes disso, passarão por uma série de testes de integridade e funcionamento para garantir que estejam aptos para uso no dia da eleição.
Segundo a Justiça Eleitoral, o novo modelo de urna eletrônica possui tecnologia mais avançada e capacidade de processamento até 18 vezes superior à versão lançada em 2015. A atualização permite maior rapidez no processamento dos votos e na apuração dos resultados, além de oferecer mais eficiência durante a preparação dos equipamentos.
Com a chegada das novas unidades, o parque de urnas eletrônicas do Piauí passará de 10.225 para 11.329 equipamentos, ampliando a capacidade operacional da Justiça Eleitoral para atender o eleitorado em todas as zonas eleitorais do estado.
Nas eleições de 4 de outubro, 2.709.740 eleitores estarão aptos a votar no Piauí. Desse total, 2.643.361 possuem cadastro biométrico e poderão ser identificados por meio da biometria antes de registrar o voto.
Após a conclusão dos testes e da preparação, as urnas serão encaminhadas às zonas eleitorais dos 224 municípios piauienses, onde ficarão à disposição para a realização do pleito, no qual os eleitores escolherão presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.