Saúde

Zona Sul é beneficiada com nova UBS

Inauguração será nesta segunda-feira (04), às 18h

Segunda - 04/09/2017 às 14:09



Foto: Portal O Dia Silvio Mendes
Silvio Mendes

No aniversário de Teresina a população dos bairros Cristo Rei, Piçarra e Ilhotas recebe de presente o novo prédio da UBS Antônio Carlos Costa, que atende em média 20 mil pessoas da zona Sul da capital. A inauguração será nesta segunda-feira (04), às 18h. A nova UBS, dentro dos padrões de conforto e qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde, vai substituir a antiga UBS que funcionava em um prédio alugado. Cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) atuarão no local, nos turnos manhã e tarde. Elas são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

O local oferta serviços de acolhimento, consulta médica, odontológica e de enfermagem, tratamento odontológico, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, curativo, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo de câncer de colo de útero, grupo de educação em saúde, vacinação, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

O prédio tem 589,96 metros quadrados de área construída e o custo da obra foi de R$ 1.001.136,30. Ele conta com seis banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, três consultórios médicos, seis odontológicos e cinco indiferenciados, salas de vacina, inalação coletiva, observação/procedimento, coleta, esterilização e guarda de materiais esterilizados, área coberta para atividades e dois playgrounds, entre outros ambientes.
 
“Estamos trabalhando para que todo o município de Teresina tenha cobertura de saúde”, afirma o presidente da FMS, Sílvio Mendes. “Esta unidade vai garantir assistência básica aos moradores da zona Sul, que receberão a visita da equipe da saúde da família com o suporte de uma UBS para os primeiros atendimentos”, completou o presidente.

Homenageado

Natural da cidade de Barras, Antônio Carlos Gonçalves Costa formou-se em medicina na Universidade do Distrito Federal (atual UFRJ) e especializou-se em otorrinolaringologia. Por muito tempo foi o único otorrino plantonista de Teresina, atendendo urgência 24 horas por dia. Foi nomeado médico do INPS e do Hospital Getúlio Vargas, trabalhando também no Pronto Socorro, Casamater, SANDU e em seu consultório.

Antônio trouxe para a capital diversos exames e técnicas que só eram realizados em outros estados. Foi médico de gerações de famílias, salvou muitas vidas e sempre gozou de alto conceito como profissional e como cidadão.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: