Arte e Cultura

XV Salão de Arte Santeira do Piauí tem início nesta quinta-feira (15)

O evento será realizado na praça de alimentação do Shopping Rio Poty.

Quarta - 14/11/2018 às 18:11



Foto: Jorge Bastos Arte santeira piauiense será destaque em evento
Arte santeira piauiense será destaque em evento

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) e Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), promove, de 15 a 24 de novembro, o XV Salão de Arte Santeira do Piauí. O evento será realizado na praça de alimentação do Shopping Rio Poty e leva ao público uma exposição com diversas peças artesanais. 

A abertura será na quinta-feira (15), às 16h. "O salão tem como objetivo promover o reconhecimento dos artesãos, aproximar o público piauiense da arte santeira, que é uma tipologia do artesanato, reconhecida nacional e internacionalmente, mas que precisa ser mais valorizada a nível de Piauí. O evento vem para divulgar esse trabalho tão importante dos piauienses", esclarece o superintendente da Sudarpi, Jordão Costa.

Tradicional pela beleza das expressões, religiosidade, qualidade e acabamento das peças, muitas dessas premiadas no Brasil e no exterior, o salão é tido como um exemplo da expressão artística santeira do Piauí. Em sua totalidade, as peças são confeccionadas manualmente e com ferramentas simples, o que faz com que sejam tão valorizadas. 

A expectativa é de que esta edição supere o sucesso das anteriores. Participarão 22 artesãos e cerca de mil visitantes são esperadas por dia no evento. Quem passar por lá poderá conferir a exposição, adquirir e encomendar peças exclusivas. Neste ano, o salão ainda conta com um espaço para artesão mestre, uma novidade do evento.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: