Ciência & Tecnologia

Workshop de Inovação teve como foco os Parques Tecnológicos do Brasil

O Padetec possui atualmente 69 empresas incubadas e funciona sob a coordenação do Prof. Afrânio Aragão Craveiro

Quarta - 01/02/2017 às 21:02



Foto: Ascom Fapepi e Sebrae realizam Workshop de Inovação
Fapepi e Sebrae realizam Workshop de Inovação

O Workshop de Inovação foi realizado na manhã desta quarta (1º), no auditório do Sebrae. O evento contou com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e teve como ponto principal a discussão sobre Parques Tecnológicos no Brasil.

“Na prática, Parque Tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de empresas, centros de pesquisa e laboratórios  que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica”, explicou o professor Afrânio Aragão Craveiro, diretor-presidente da Padetec - Parque de Desenvolvimento Tecnológico, com sede no Ceará.

O Padetec possui atualmente 69 empresas incubadas e funciona sob a coordenação do Prof. Afrânio. Em sua palestra ele expôs como surgiu o parque e todo o processo para a sua instalação.

O professor mostrou ainda um panorama geral sobre os parques tecnológicos no Brasil: perfis, infraestrutura e apoio necessário para implantação desses modelos de desenvolvimento. “Com iniciativas modestas é possível sair de um parque hi-tech na China e suprir demandas locais”, afirmou.

O Workshop de Inovação funciona como o ponto de partida para se debater com os órgãos públicos e com as universidades, a implantação de um parque tecnológico no Estado do Piauí. Esses encontros reúnem autoridades no tópico que mostram experiências bem sucedidas e vantajosas desse tipo de projeto.

A segunda rodada de conversas ficou por conta do Gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae de Natal (RN), João Bosco. Em sua apresentação mostrou como fazer um planejamento para instalação de parques e as iniciativas que o Sebrae desenvolve e ajuda no Rio Grande do Norte nesse sentido.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, se mostrou muito otimista com o evento. “Com esta articulação, buscamos uma maior integração do governo com a academia e o setor empresarial, sob a liderança do Sebrae, fortaleceremos mais os nossos polos de desenvolvimento econômico e tecnológico, beneficiando com uma maior brevidade a população piauiense”, finalizou Guedes.

Além de representantes da Fapepi, estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev), da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação do Piauí e de professores universitários.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: