Geral

Governador quer agilidade na aprovação de projetos do Minha Casa Minha Vida III

O assunto foi tratado em reunião do grupo de trabalho criado para agilizar o processo.

Terça - 08/11/2016 às 17:11



Foto: Jorge Henrique Bastos Reunião do grupo de trabalho criado para dar agilidade aos projetos do Minha Casa Minha Vida
Reunião do grupo de trabalho criado para dar agilidade aos projetos do Minha Casa Minha Vida

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho comandaram reunião do grupo de trabalho criado para agilizar a aprovação dos projetos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida III, e também dar solução aos empreendimentos em execução no estado. De acordo com Wellington, o propósito é pactuar uma parceria que possibilite tratar com prioridade, uniformizando os processos, colocando metas e evitando entraves, inclusive com a realização de um workshop.

“A intenção é buscar resultados que movimentem a economia, gere emprego e renda e possa levar dignidade aos piauienses que ainda não têm casa própria”, enfatizou Dias.

O grupo é formado por representantes de órgãos e entidades ligadas ao setor, como Caixa, Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semar), Agespisa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Eletrobras, Prefeitura de Teresina, Corregedoria de Justiça.

O grupo é coordenado pela vice-governadora Margarete Coelho( Foto: Jorge Henrique Bastos)

O Programa Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, já movimentou cerca de 4 bilhões de reais e construiu 35 mil unidades habitacionais no Piauí até setembro de 2016.  De acordo com o superintendente Regional da Caixa, Elizomar Guimarães, o Programa Minha Casa, Minha Vida III, construirá 40 mil unidades habitacionais em todo o país, sendo 25 % para o Nordeste. “Nesse caso, não há uma quantidade determinada. Será levada em consideração os estados que tiverem agilidade em aprovar os projetos. Por isso, é tão importante garantir que todos os setores estejam alinhados”, explica o superintendente.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, André Baía, a parceria com o Governo do Estado tem sido primordial, desde o Feirão da Casa Própria. Ele vê com animação a disponibilidade dos setores em priorizar os processos. “Nesse momento, precisamos calibrar com projetos menores para enfrentar a crise, mas com a perspectiva que, em meados do ano de 2018, possamos avançar e dar uma reviravolta no setor. Essa união é importante para a engrenagem do setor, com o Governo do Estado realizando as reuniões setoriais”, explica Baía.

A vice-governadora Margarete Coelho, que está à frente dos trabalhos, disse que a missão é motivar o mercado nesse período, reduzir custos e gerar emprego. “Em um momento como esse em que vive o país, gerar vagas de emprego é muito importante para a população e, principalmente, possibilitar o sonho da casa própria. Vamos trabalhar com afinco para que os processos sejam feitos com agilidade”, disse Margarete.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: