Política

Vereadora Rosário Bezerra é homenageada em livro

PT Vereadora Rosário Bezerra Livro Clube dos Diários

Sexta - 17/04/2015 às 15:04



Foto: Ascom/CMT Vereadora Rosário Bezerra (PT)
Vereadora Rosário Bezerra (PT)
A vereadora Rosário Bezerra (PT) é uma das homenageadas no livro “Identidades e diversidade cultural - etnia e gênero”, lançado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Avant Garde Edições e Produções. A obra foi lançada oficialmente no Clube dos Diários.

A vereadora Rosário Bezerra acredita que o livro resgata a visibilidade da mulher negra e as contribuições do povo africano na construção da identidade e da cultura brasileira. “Eu recebo essa homenagem com muita honra, com muita alegria, porque eu sou uma mulher negra e aprendi a conhecer e valorizar a minha história. Sabemos que o Brasil tem uma dívida com o povo negro, então, ser retratada nessa obra com outras mulheres é uma alegria para mim”, pontua.

De acordo com Marleide Lins, da Avant Garde Edições e Produções, a obra tem caráter cultural, científico e investigativo porque contempla pesquisas que propiciam a troca de experiências entre vários pesquisadores do Brasil, Portugal e países da África (Namíbia, Mali, Guiné Bissau e Angola).

O lançamento constou de uma exposição fotográfica, apresentação do Terreiro São Jorge Guerreiro,do bairro Mafuá, e do grupo Ópera dos Malungos, composto por Assis, Dimes e Feliciano Bezerra, irmãos da vereadora homenageada.

A reitora substituta da Uespi, Bárbara Melo, uma das autoras da obra, informa que esta é a terceira edição da obra, editada desde 2011. “Esse livro coroa essa rica discussão sobre diversidade e gênero. É uma oportunidade de colocar essa temática no âmbito científico, por isso é uma obra tão valorosa”, frisa.

O lançamento contou com a presença da professora mestra da Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR), Dalzira Maria Aparecida Laguña, estudiosa da cultura afrodescendente e que assina um dos artigos do livro.

A programação de lançamento do livro, em Teresina, inclui ainda a realização da mesa-redonda Religiões de Matrizes Africanas no Auditório Pirajá, Campus Torquato Neto da Uespi, nesta sexta-feira (17), às 18h. Nos dias 23 e 24 deste mês, o livro será lançado em Curitiba- PR.

Também foram homenageadas pela obra, a delegada Vilma Alves; a ex-presidente da Fundac, Sônia Terra; a mãe de santo Isabel do Espírito Santo, entre outras.

O livro está à venda na livraria Entrelivros, localizada na Avenida Dom Severino.

Fonte: Tito Ferreira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: