Brasil

Vereador é preso em flagrante acusado de exigir o salário do assessor

assessor salário acusado preso vereador

Domingo - 28/09/2014 às 11:09



 O vereador de Fortaleza Antônio Farias de Souza, o \'Aonde É\', 39, foi preso por volta do meio-dia de ontem nas proximidades de uma agência do Banco do Brasil na Avenida Monsenhor Tabosa, na Praia de Iracema. De acordo com a Polícia, ele estaria ameaçando e obrigando um assessor a lhe repassar o dinheiro do salário. A defesa nega a acusação, alegando \'equívoco de interpretação\' por parte dos policiais.

De acordo com a delegada titular do 2º DP (Aldeota), Socorro Portela, \'Aonde É\' foi preso após denúncia da própria vítima. "O assessor ligou para a Polícia, informando que estava se sentindo ameaçado pelo vereador, que exigia dele o dinheiro do salário. Quando os policiais foram até o local indicado, encontraram \'Aonde É\' recebendo o dinheiro e o prenderam em flagrante", explicou.

O crime cometido, de acordo com Socorro, é o de concussão. "É o artigo 316 do Código Penal. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. Tem pena de reclusão de dois a oito anos e não cabe fiança. Somente uma ordem judicial pode liberá-lo".

De acordo com a vítima, que não teve o nome divulgado, o vereador estaria exigindo a quantia de R$ 1.900, que seriam referentes ao pagamento do salário do mês.

"A suposta vítima nos disse que vem sendo ameaçada desde o mês passado. Quando foi feita a primeira exigência, o assessor pediu demissão, mas não foi concedida pelo vereador. Este mês, com a repetição do ato, o assessor resolveu entrar em contato com a Polícia", afirmou a delegada. A vítima assessora o vereador desde fevereiro de 2013. Policiais da Divisão de Inteligência da Polícia Civil (DIP) realizaram o flagrante.

Defesa alega equívoco

O advogado Leandro Vasques, que defende o vereador, afirma que os policiais erraram ao prender o vereador. "Houve um erro de interpretação por parte da Polícia. O vereador e o assessor possuem um amigo em comum, que emprestou dinheiro à suposta vítima. Meu cliente estava lá apenas por conhecer os dois. Ele não tocou em dinheiro algum, pois era um empréstimo para o assessor", afirmou.

Há, segundo as palavras do advogado, \'perseguição\' contra \'Aonde É\'. O advogado sugere que exista um \'monitoramento permanente\' montado para incriminar o vereador.

"Ele estava sendo monitorado, perseguido. Isso é um grande picadeiro montado", disse.Vasques afirmou que pode, também, recorrer aos plantonistas no Tribunal de Justiça (TJCE) para a liberação do cliente durante o fim de semana.

"Vou analisar com cautela e avaliar a oportunidade e necessidade de ingressar com alguma medida no fim de semana. Mas o vereador, garanto, está tranquilo. Ele é um cidadão simples, que não possui vícios políticos que o induzissem a algum crime".

Desvios

\'Aonde É\' vem sendo investigado pelo Ministério Público por suposto desvio de verba parlamentar. No dia 8 de agosto, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Segundo o MP, foram encontrados contracheques de servidores juntos a uma relação com o nome de cada servidor na casa do vereador.

Fonte: diariodonordeste

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: