Política

Vereador denuncia a falta de saneamento em bairros de Teresina

“Foi praticamente um chuvisco, mas o resultado calamitoso", disse Dr. Lázaro

Terça - 10/07/2018 às 17:07



Foto: Divulgação Investimento em saneamento ambiental
Investimento em saneamento ambiental

O vereador Dr. Lázaro Carvalho (PPS) discursou na tribuna da Câmara de Teresina nesta terça-feira (10) para denunciar as condições de saneamento básico no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina. O vereador comprovou in loco o caso durante chuva no último sábado (7). 

A situação comprovada pelo vereador na rua Buriti é de calamidade mesmo no caso de uma chuva de menor intensidade, como a que caiu na cidade no último sábado.  

“Foi praticamente um chuvisco, mas o resultado na região é calamitoso. A água, que transborda de uma pseudo-galeria, é pútrida, assim como o ar que fica impraticável na região. Pude flagrar crianças caminhando sobre essa água que, inclusive, adentra nas residências”, diz o vereador. 

O acesso ao saneamento, assim como o direito à água potável, é um direito inalienável de todo ser humano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa não tem uma vida plena se não lhe for garantido essa atenção básica. 

“O poder público vem negligenciando o saneamento frequentemente a questão do saneamento e da drenagem das águas. Teresina tem menos de 20% de um saneamento adequado. Talvez porque essas obras, que são caras e trabalhosas, ficam “enterradas”, então não dão um retorno político aos gestores”, declarou Dr. Lázaro. 

Para o vereador, o problema recorrente acaba sendo tratado apenas como um problema temporário, por ser intensificado apenas durante a época do período chuvoso e acaba não se dando a atenção à gravidade que é o problema da falta de saneamento. 

“Segundo a OMS, a cada 1 dólar gasto com saneamento, se economiza 4 dólares com saúde. Ou seja, em uma obra como a dessa galeria, que está orçada em R$ 80 milhões, teria economizado mais de R$ 320 milhões. Isso acontece pois as doenças veiculadas pelo ar e pela água toma proporções epidêmicas durante o período chuvoso em Teresina. Isso é facilmente comprovado com os postos de saúde lotados durante o período”, alerta o vereador.

O vereador Dr. Lázaro Carvalho solicitará uma audiência pública para tratar sobre a construção da galeria que iria ajudar a resolver o problema pluvial na região do bairro São Pedro.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: