Arte e Cultura

Maior corso do mundo em Teresina: vai começar a festa!

Teresina deve reunir mais de 300 mil pessoas no Corso, que começa às 16h na Avenida Raul Lopes

Sábado - 18/02/2017 às 12:02



Foto: Divulgação Corso de Teresina
Corso de Teresina

Acontece na tarde desta sábado (18), o Corso de Teresina, a maior concentração de carros alegóricos transportando pessoas no mundo, com registro nos Livro dos Recordes. Já há alguns anos, o povo desceu do caminhão e foi pro asfalto. Com menos veículos inscritos e mais gente no chão, a segurança teve que ser reforçada para garantir a integridade das pessoas - foliões, vendedores ambulantes, barraqueiros e dezenas de profissionais que trabalham no evento.

As polícias Civil e Militar do Estado, a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal elaboraram um plano de atuação estratégico para dar seguranças às pessoas e prevenir o crime. Até uma Delegacia Móvel vai funcionar na Avenida Cajuina. Viaturas – motos e carros -, helicóptero e 20 bases elevadas de monitoramento vão acompanhar cada metro das avenidas, desde a concentração até a dispersão.

Segurança

A Polícia Civil colocou 50 agentes no Corso, alguns à paisana, misturados aos brincantes. A Polícia Militar destacou 709 homens para o policiamento ostensivo,  com todos os comandos em ação – Ciptran.Rone, Gate, Bope, Gtap e Cavalaria Militar. A Coordenadoria de Estado de Políticas para Mulheres (CEPM) também vai estar presente. O “Observatório da Mulher” vai atender aos casos de violência, inclusive de gênero, durante Corso. 

Polícia Militar do Piauí
Aeronave da PM também vai patrulhar a festa

Trânsito

O tráfego de veículos vai estar bloqueado em oito vias, inclusive na Ponte da Primavera. O Corso começa às 16h. O desfile de carros segue do cruzamento das avenida Petrônio Portela com a Duque de Caxias, no bairro Primavera, percorrer a Avenida Raul Lopes, já na zona Leste da capital. A dispersão será no balão do Parque Potycabana. Ou seja, o percurso vai de uma ponte à outra.

Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Teresina também vai participar da organização do Corso, que reuniu mais de 300 mil pessoas no ano passado. a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU - Leste) cadastrou 400 barraqueiros e vendedores ambulantes.

O lixo da festa também terá atenção da PMT. Serão 296 catadores recolhendo a sujeira  nas avenidas Marechal Castelo Branco, Duque de Caxias, Petrônio Portela, Raul Lopes e Nossa Senhora de Fátima. 

SDU-Leste garante a limpeza das vias antes, durante e depois do Corso
SDU - Leste garante a limpeza das ruas e venidas durante a folia

Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibilizou equipes e colocou de prontidão toda uma estrutura hospitalar para atender às ocorrências. Próximo à Ponte Estaiada, foi montada uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com ambulância e motolância de apoio e profissionais de plantão para atender em casos de urgência, desde a hidratação e a reposição de glicose por excesso de álcool até ao suporte para pacientes em parada cardiorrespiratória.

Profissionais do SAMU prontos para o Corso
Profissionais do SAMU prontos para o Corso

Hospitais

O Hospital da Primavera,  o mais próximo do corredor da folia, reforçou a equipe de plantão deste sábado, com mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender as demandas de menor complexidade. Uma ambulância fará a transferência do paciente para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e outros da rede de média e alta complexidade.

Prevenção

Estandes montados pela FMS e pela Secretaria de Estado da Saúde vão distribuir preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. A prevenção é o melhor caminho para evitar as infecções sexualmente transmissíveis, inclusive Aids, principalmente entre os jovens, o principal público do Corso.

Preservativos e gel para prevenir IST/Aids durante a folia
Preservativos e gel para prevenir IST/Aids durante a folia

Vigilância Sanitária

Fiscais da Vigilância Sanitária vão acompanhar a venda de alimentos e bebidas, desde o acondicionamento e exposição dos produtos à venda ao que é servido, inclusive os molhos, mostarda, maionese e ketchup (que terão que ser disponibilizados em saches e não em bisnagas).

Água mineral, sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas também passarão por fiscalização, como a data de validade e lacres das garrafas (água mineral). Produtos fora das especificações serão recolhidos e os responsáveis pela venda responsabilizados. A punição vai desde a multa ao descredenciamento do barraqueiro ou ambulante.

Produtos inspecionados durante o Corso de TeresinaProdutos inspecionados durante o Corso de Teresina

História

Teresina entrou para o livro dos recordes em fevereiro de 2012 . O Guinness Book reconheceu o Corso de Teresina com o maior desfile de carros enfeitados do mundo em prévias carnavalescas. A oficialização do título foi anunciada 11 de fereveitro de 2012 pelo juiz do Guinness, Michael Janela. Havia 416 carros na avenida (300 veículos era o número a ser batido), que percorreram 9,5 km de desfile (6 a mais que o necessário).

O Corso de Teresina entrou no
O Corso de Teresina de 2012 entrou para o "Livro dos Recordes"

"Fenômeno"

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, desejou a todos, "corsários" e "corsárias", uma festa tranquila, com segurança e muita alegria durante o Corso, que ele vê com um fenômeno popular.  "O Corso renasceu em 1998 e pouco a pouco se transformou no maior evento popular do Piauí... Isso demonstra que o povo de Teresina tem uma alegria muito grande, que gosta de Carnaval, gosta de festa e gosta de extravasar a alagria durante esse período". 


prefeito Firmino Filho com brincantes no Corso de Teresina
O prefeito Firmino Filho se diverte com brincantes no Corso de Teresina

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: