Educação

UFSCar recebe inscrição de refugiados para graduação

Para fazer a inscrição no processo específico da UFSCar, além do resultado do Enem é necessário que a pessoa comprove a condição de refugiada
Fonte: Portal UFSCar | Editor: Redação 04/09/2017 08:48
UFSCar UFSCarFoto: São Carlos em Rede

A UFSCar já divulgou o edital de seleção para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação presenciais ofertados nos campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. As pessoas interessadas devem ter resultado em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2013. Para a edição de 2017, as inscrições no Enem aconteceram de 8 a 19 de maio.

Para fazer a inscrição no processo específico da UFSCar, além do resultado do Enem é necessário que a pessoa comprove a condição de refugiada, por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça. A documentação completa exigida no editaldeve ser enviada pelos Correios para a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar até o dia 12 de setembro deste ano (data da postagem).

Na ficha de inscrição, deverá ser informado o número de inscrição no Enem e, também, a opção de curso escolhida dentre os 65 ofertados pela UFSCar. As pessoas candidatas concorrem a uma única vaga adicional ofertada para cada opção de curso.

Esta será a décima edição consecutiva da seleção específica para ingresso na UFSCar de pessoas em situação de refúgio, que foi implementada a partir do que prevê o Estatuto dos Refugiados (Lei 9474/97). O formato de seleção foi alterado recentemente pelo Conselho de Graduação da UFSCar, com a utilização do Enem, para ampliar a quantidade de inscrições e a participação das pessoas em situação de refúgio, com expectativa de aumento na ocupação das vagas disponibilizadas pela Universidade.

Mais informações podem ser obtidas por meio da consulta ao edital ou com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação, online ou pelo telefone (16) 3351-8152.

Comentários