Saúde

UBS do Parque Piauí tem obra retomada

Na UBS acontecem atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia

Quarta - 04/04/2018 às 16:04



Foto: Portal R10 Hospital de Parque Piauí
Hospital de Parque Piauí

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, homologou licitação para contratação de empresa de engenharia para execução da conclusão da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Parque Piauí, zona Sul. Agora será assinado contrato entre a FMS e a empresa F.R. de Lima e Cia LTDA. ME que será a responsável por dar seguimento à obra.

“Concluir esta obra é um ganho para nós da Atenção Básica em Saúde, já que com sua conclusão vamos ter 100% de nossas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) trabalhando em local próprio de atuação. Pois as equipes ESF do Parque Piauí ainda atuam dentro do Hospital da área, sem sede própria”, explica Francisco Pádua, diretor de Atenção Básica em Saúde da FMS.

A UBS do Parque Piauí é tipo III, ou seja, seu projeto arquitetônico é voltado para acomodar até três Equipes de Atenção Básica. Segundo prerrogativas do Ministério da Saúde Cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por até 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: