Ciência & Tecnologia

Uber influencia condutores com 'táticas psicológicas'

Os condutores da Uber são incentivados a conduzir durante mais tempo, em determinadas regiões e em determinados momentos do dia

Terça - 04/04/2017 às 14:04



Foto: Me Explica? Uber
Uber

Sempre envolvido em polêmicas, agora o Uber está sendo acusado de empregar ‘táticas psicológicas’ para manter os seus condutores durante mais tempo na estrada, integrando princípios de gamificação em seu app que incentive os condutores a passar mais tempo na estrada e conduzindo em determinados momentos do dia, diz o 'The New York Times'.

Uma dessas táticas é, por exemplo, notificar o condutor que está prestes a atingir determinada meta quando vai desligar o aplicativo. Outra baseia-se na atribuição de crachás por determinado tipo de serviço ou avaliação por parte dos utilizadores do Uber.

Supostamente, estas táticas foram pensadas por equipes de cientistas sociais e comportamentais de modo a incentivar os condutores do serviço (trabalhadores independentes, recorde-se) a manterem-se ‘ligados’.

“Mostramos áreas de alta procura ou os incentivamos a conduzir mais. Mas qualquer condutor pode parar literalmente com o pressionar de um botão – a decisão de o fazer ou não é 100% [dos condutores]”, declarou um porta-voz da Uber.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: