Geral

Tribunal de Justiça abre nesta sexta-feira o Ano Judiciário de 2012

sexta-feira abre ano judiciário tj

Quinta - 05/01/2012 às 23:01



O Tribunal de Justiça do Piauí realizou hoje (06), às 09 horas, no Auditório do TJPI, a abertura do Ano Judiciário de 2012, retomando suas atividades normalmente, após recesso forense.
 
Muitos objetivos foram alcançados pelo Tribunal em 2011, tendo em vista um Judiciário cada vez mais célere , efetivo e eficiente: Justiça informatizada, investimento em pessoal, melhor estrutura física para o funcionamento do Poder em todas as varas e comarcas da capital e interior, com novas instalações e reforma em prédios institucionais, aumento da produtividade dos desembargadores e de juízes, valorização da magistratura, a superação de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo próprio Tribunal de Justiça, o sucesso na realização da Semana Nacional de Concialiação; além da grande atuação e sucesso do Programa Tribunal Solidário que presta apoio à crianças carentes.

Paralelo à instalação do Ano Judiciário, também será comemorado o aniversário da Justiça Itinerante, que em 2012 completa 8 (oito) anos de atuação. A Justiça Itinerante foi instituída pelo Poder Judiciário do Piauí em novembro de 2003 sob a Presidência do Desembargador João Meneses da Silva, sendo uma iniciativa do atual Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura. Inicialmente, o Projeto objetivava prestar atendimento de ações de competência de Juizado Especial, das Varas de Registros Públicos e ações de natureza consensual dos feitos das Varas de Família, visando levar cidadania às populações mais desassistidas de nosso Estado, através de atendimento descentralizados em bairros da Capital e cidades do interior. Em dezembro de 2007, foi sancionada a Lei Nº 15.711 que, efetivamente, transforma a Justiça Itinerante em segmento de atendimento judicial e de inclusão social do Poder Judiciário do Estado, deixando assim, de ser Projeto e passando a Secretaria.

Atualmente, a Justiça Itinerante é direcionada à população carente e garante um acesso rápido, eficaz e gratuito, levando até seus jurisdicionados serviços de cunho judicial e de inclusão social. Em oito anos de atuação, foram julgados 27.267 (vinte e sete mil, duzentos e sessenta e sete) processos, e realizou mais de 400.000 (quatrocentos mil) atendimentos extrajudiciais. Somente em 2011, realizou 44 eventos na Capital e Interior, julgando 5.814 (cinco mil oitocentos e quatorze) processos.

Durante a solenidade de abertura do Ano Judiciário de 2012, também serão entregues as medalhas Ernesto Baptista, Berilo Mota e o Colar do Mérito Judiciário, a personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça do Piauí.
 

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: