Polícia

Três empresários presos copiando e vendendo livros didáticos em Teresina

Quarta - 12/04/2017 às 19:04



Foto: Divulgação Delegado João José Pereira Filho, J.J.
Delegado João José Pereira Filho, J.J.

A Delegacia Contra a Ordem Tributária (Decortec) prendeu em flagrante três empresários do ramo gráfico suspeitos de crime de violação de direito autoral. Nas empresas, que funcionavam nos bairros Lourival Parente (zona Sul) e Pirajá e Parque Alvorada (ambos na zona Norte), foram  apreendidos 563 fotocópias ou réplicas/cópias de livros do Ensino Fundamental.

Foram presos dois homens e uma mulher. Segundo o delegado João José Pereira Filho, o "Jotajota", o derrame de fotocópias e cópias de livros foi denunciado por meio de um advogado de São Paulo, que veio ao Piauí, representando a Associação de Brasileira de Editora de Livros Escolares (Abrelivros).

A editora calcula um prejuízo de R$ 50 mil. As cópias eram feitas a partir de uma matriz que ficava em um computador. Quem compra este tipo de material incorre no mesmo crime. Os suspeitos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para realização do exame de corpo de delito. O crime de violação de direitos autorais é afiançável, uma vez que a pena é menor de quatro anos.

O delegado J.J. estipulou a fiança de um salário mínimo para dois dos suspeitos e dois salários para o terceiro, porque a quantidade de livros apreendidos era maior. Eles pagaram a fiança e foram liberados. 

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: