Política

TRE-PI solicita reforço da segurança em 82 cartórios

Desses 46 não tem qualquer sagurança durante a noite e madrugada

Quarta - 15/08/2018 às 13:08



Foto: Reprodução Governador Wellington Dias com o presidente do TRE-PI, desembargador Paes Landim
Governador Wellington Dias com o presidente do TRE-PI, desembargador Paes Landim

O governador Wellington Dias recebeu, na manhã desta quarta-feira (15), na residência oficial, na zona Leste de Teresina, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, além de autoridades da Segurança Pública. O objetivo da audiência foi discutir os últimos detalhes do plano de segurança para as eleições, inclusive o reforço do policiamento nos 82 cartórios eleitorais que irão receber as urnas eletrônicas. "Nossa expectativa é que as eleições ocorram com absoluta segurança. E tudo transcorrerá dentro da mais absoluta normalidade democrática”, disse Landim.

Segundo o desembargador, 46 cartórios não possuem segurança à noite. "Tratamos do plano de segurança para as Eleições 2018. Já discutimos com o governador e ele aprovou. Ele se dispôs colocar todo o contingente policial militar necessário para execução. Depois que fizemos essas visitas aos cartórios estamos acrescentando mais um item no plano geral de segurança que é exatamente a segurança dos cartórios”.

Paes Landim explicou que a visita ao governador era exatamente para pedir mais  segurança nos cartórios, principalmente no final da tarde e durante a noite e madrugada. “Isso para que esses cartórios tenham a segurança necessária durante o período em que as urnas permanecerem nos cartórios. As urnas são entregues aos cartórios antes das eleições. Por isso precisamos dessa segurança nesse período. O governador disponibilizou efetivo militar para isso", adiantou o presidente do TRE-PI

O governador Wellington Dias prometeu disponibilizar cerca de 180 homens da Polícia Militar para fazer a segurança nos cartórios. "O Piauí precisa e quer, pela democracia e como prevê a Constituição, uma eleição transparente e segura. Segurança em relação ao processo da eleição. Isso não interessa apenas a quem é candidato. Interessa a toda população. É a confiança no voto, no desejo na vontade do eleitor”.

Segundo Wellington Dias, o presidente do TRE-PI foi apresentar a necessidade da Justiça Eleitoral e o governo se colocou à disposição para garantir a segurança do pleito.

“O desembargador Paes Landim veio aqui nos apresentar a necessidade de duas operações. A primeira feita também com a presença da Polícia Federal, que também ajuda, que é o dia da eleição. São cerca de 5 mil homens e mulheres da Polícia Militar que estarão presentes nos 224 municípios e em  todos os pontos onde teremos votação. São cinco dias de deslocamento para garantir o processo do dia da eleição”, adiantou Wellington Dias.

“Estamos disponibilizando militares também voltados para esses 43 cartórios onde estarão as urnas. Trabalhamos com a nossa Secretaria de Segurança, com o comando da Polícia Militar, com a própria área Civil que acompanha com sua inteligência se colocando à disposição da Justiça Eleitoral nesse processo. É a Justiça Eleitoral que comanda todo o plano. Apenas entramos apoiando para garantir o que é um desejo dos piauienses que querem uma eleição tranquila", garantiu.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: