Arte e Cultura

Torquato Neto é tema de exposição no Raldir Cavalcante

Alguns alunos, como Amanda Magalhães, do 2° ano do Ensino Médio, juntamente com outros estudantes que fazem parte da companhia de teatro independente da escola

Sábado - 26/11/2016 às 00:11



Foto: Ascom Escola homenageia Torquato Neto
Escola homenageia Torquato Neto

O Centro Estadual de Ensino Fundamental de Tempo Integral Professor Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença II, realizou nesta sexta (25) uma exposição sobre a vida do poeta Torquato Neto.  O evento foi a maneira que a escola escolheu para culminar a temática “Arte na escola”, desenvolvida pelo programa “Chão da escola”.

Na ocasião, todos os estudantes expuseram trabalhos, caricaturas, desenhos, livros e realizaram apresentações com base nos poemas e músicas do artista piauiense. Segundo a professora de Artes, Ana Rosa, foi unanime a escolha de trabalharem a temática da vida do poeta.

“Eu, como professora de artes, sempre trabalhei em classe com as obras dele, visto que ele tinha muitas habilidades e isso abria um infinito de métodos de abordagem. Quando propusemos o tema, todos abraçaram esse projeto e a partir dai os alunos começaram a desenvolver o que queriam fazer”, afirma.

Alguns alunos, como Amanda Magalhães, do 2° ano do Ensino Médio, juntamente com outros estudantes que fazem parte da companhia de teatro independente da escola, “Shangri La”, escolheram abordar todos os trabalhos do artista por meio de uma apresentação que envolvia tanto a interpretação dos poemas como danças.

“Nós realizamos uma apresentação em ordem cronológica. Pegamos a primeira poesia escrita por ele, com quatro anos de idade, e juntamos com uma dança que representava bem a infância, até o poema do juízo final, que foi encontrado com ele no momento de sua morte. Isso tudo foi montado em um mês e meio, com a ajuda do nosso professor Bruno”, afirma.

O primo do poeta, George Mendes, foi convidado pela direção da escola a comparecer a culminância e falou um pouco sobre a importância de se trabalhar o legado de Torquato Neto nos centros de ensino.

“Eu fico feliz de ver que as escolas públicas do meu Estado não esqueceram Torquato e querem dar novos significados a ele. Torquato é a expressão maior da cultura brasileira nascido no Piauí. Afinal, ele é ligado ao movimento mais significativo da cultura e das artes em geral, a Tropicália. Então quando vejo projetos como esse, eu sinto muita satisfação”, garante.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: