Arte e Cultura

Tom Cleber se apresenta em Noite Cultural durante comemoração dos 300 anos de Oeiras

Sexta - 20/01/2017 às 15:01



Foto: Divulgação / SeCult Igressa Nossa Senhora da Vitória
Igressa Nossa Senhora da Vitória

O tricentenário da primeira capital do Piauí, Oeiras, será comemorado neste ano, com uma programação que será aberta na próxima segunda-feira (23). O cantor Tom Cleber é uma das atrações da Noite Cultural, que faz parte da comemoração de aniversário da cidade. O show acontece a partir das 21 horas na Praça de Eventos, onde também se apresenta a cantora Karine Santos.

Mais cedo, por volta das 18h30, tem apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, durante a entrega da restauração do relógio e instalação dos lustres da Igreja de Nossa Senhora da Vitória. “Essa é uma antiga reivindicação dos moradores e não há data melhor para entregar essa restauração, já que se trata de uma igreja centenária, que faz parte da história de Oeiras e do Piauí”, diz o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Além da restauração e da noite cultural, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, está apoiando, em parceria com a Prefeitura de Oeiras, a realização da oficina de customização de adereços para reisados, que será ministrada por Wilson Costa.

Ainda na segunda-feira, além da instalação do Governo do Estado em Oeiras, acontece abertura da exposição comemorativa ao tricentenário da cidade, com lançamento do selo comemorativo, bem como do calendário de eventos e apresentação dos novos bandolins e congos de Oeiras. O evento acontece no Sobrado Major Selemérico, reaberto em maio de 2016, depois de passar por reforma.

O Sobrado também passou a ser a sede da Escola de Bandolins “Dona Petinha”, aberta oficialmente em novembro do ano passado. “Nós estamos plantando sementes e preservando essa tradição, que de modo algum deve morrer em Oeiras. Assim como acontece em Bom Jesus com a rabeca, o intuito é perpetuar essa tradição. Entregamos no início do ano o Major Selemérico que agora vai funcionar completamente com a escola”, afirma Fábio Novo. 

A Secult também apóia outros eventos em Oeiras, a exemplo da Semana Cultural, em novembro, e a encenação do espetáculo da Paixão de Cristo, na Semana Santa. Além disso, Oeiras é uma das cidades do Piauí beneficiadas com a descentralização de projetos realizados pela Secult, como Boca da Noite e projeto Seis e Meia. 

Fonte: Secult Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: