Esportes

Thiago Braz está de volta ao Brasil após quatro anos na Itália

Campeão olímpico do salto com vara será treinado, novamente, por Elson Miranda de Souza

Terça - 30/10/2018 às 14:10



Foto: Rio 2016 Thiago Braz
Thiago Braz

Após quatro anos morando na Itália, o campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, ouro nos Jogos do Rio em 2016 com direito a recorde, anunciou nesta segunda-feira (29) que voltará a morar no Brasil e treinará novamente com Elson Miranda de Souza. Thiago comunicou sua decisão à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

O técnico ucraniano, Vitaly Petrov, responsável por sua preparação nos últimos três anos, continuará como consultor, junto ao atleta e a Elson. Assim, Thiago voltará à situação em que viveu boa parte de sua carreira, treinando com Elson, com consultoria de Petrov. Por sinal, Petrov treinou, entre outros saltadores, o supercampeão Sergei Bubka, atual vice-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Elson, por sua vez, treinou Fabiana Murer, sua mulher, único nome do atletismo nacional a conquistar o título do salto com vara tanto no Mundial Indoor, em Doha 2010, como no Campeonato Mundial de Atletismo em estádio, em Daegu 2011. Com Elson e Petrov, Thiago foi vice-campeão da Olimpíada da Juventude em Cingapura 2010 e campeão mundial sub-20 em Barcelona 2012.

Nos próximos dias, Thiago, que morava em Fórmia, na Itália, iniciará sua mudança para o Brasil e deve fixar residência na capital paulista. A CBAt informou que inicialmente o saltador irá treinar nas instalações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O atleta defende o EC Pinheiros e venceu a prova no Troféu Brasil Caixa de Atletismo em Bragança Paulista (SP), em setembro passado, quando o clube conquistou o tricampeonato do evento.

- O Thiago é uma das nossas maiores esperanças para os grandes torneios dos próximos anos. Ele contará com um técnico como o Elson, respeitado internacionalmente, e terá a consultoria do Petrov, que foi importante na evolução do salto com vara em nosso País - comentou o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho.

Responsável pelo atletismo na área técnica do COB, Carlos Alberto Cavalheiro também participou das reuniões com a CBAt para definir o futuro de Thiago no Brasil e citou as vantagens de ter um campeão olímpico de volta ao convívio com outros atletas mais jovens.

- Excelente notícia! Nós agora podemos oferecer a ele, no dia a dia, a equipe interdisciplinar do Laboratório Olímpico, planejando e monitorando o seu treinamento. Além disso, é o nosso campeão olímpico que pode motivar outros atletas a praticarem o atletismo, pois ele será um atleta modelo para aqueles que poderão se inspirar nele. Estamos a 1 ano dos Jogos Pan-Americanos de Lima e do Campeonato Mundial de Doha e a 2 anos da Olimpíada de Tóquio. Vamos, com determinação, à conquista de novas medalhas e resultados!

Fonte: globoesporte.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: