Olhe Direito!

Olhe Direito!

Teresina tem risco satisfatório de dengue e zika

Quarta - 25/11/2015 às 12:11



Foto: Arquivo Dengue
Dengue
O ministro da Saúde, deputado federal Marcelo castro (PMDB-PI), divulgou ontem (24), os números do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que relacionam dois municípios do Piauí - Alegrete e Avelino Lopes - em situação de risco de dengue, chikungunya e zika.  A seca contribuiu para a redução dos casos, já a água é o ambiente onde o mosquito se prolifera.

Teresina figura entre as capitais com risco satisfatório. No entanto, o Piauí já registrou 27 casos de microcefalia, que poderia ter ligação com o mosquito transmissor dessas doenças.

Mas não há o que comemorar, já que o LIRAa recebeu dados pouco mais de um quarto das 224 cidades piauienses. Apenas 60 municípios piauienses participaram da pesquisa.

Esses números podem explodir agora com o início do período chuvoso, com a proliferação do mosquito pela grande quantidade de água parada, segundo preveem as autoridades de saúde do Estado.
Das 18 capitais que o Ministério da Saúde obteve informações sobre o LIRAa, apenas Rio Branco está em situação de risco. São sete as capitais em alerta (Aracaju, Recife, São Luís, Rio de Janeiro, Cuiabá, Belém e Porto Velho) e dez com índices satisfatórios (Teresina, Boa Vista, Palmas, Fortaleza, João Pessoa, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Campo Grande e Curitiba). As cidades de Macapá, Manaus, Maceió, Natal, Salvador, Vitória, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre não encaminharam os resultados.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: