Cidade

Teresina se prepara para receber novo sistema nacional de segurança pública

Sinesp CAD é uma ferramenta que fortalece a integração entre os órgãos de segurança pública

Sexta - 20/07/2018 às 12:07



O Centro Administrativo do Piauí sediou uma reunião com autoridades voltadas à segurança pública e à Tecnologia da Informação do estado e do município. O objetivo era a apresentação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, o Sinesp CAD.

Esse sistema é uma central de atendimento e despacho que tem como objetivo principalmente compartilhar informações sobre ocorrências policiais. Segundo o gestor de negócios da solução do Sinesp CAD, Major Medeiros, da PM do Rio de Janeiro, um dos grandes problemas de segurança pública é a falta de compatibilidade entre informações coletadas pelas corporações. Em suma, o sistema fará o boletim de ocorrência com as informações dadas pelo cidadão ou pelo agente e essas informações serão compiladas e direcionadas para todos os órgãos competentes ao caso, aprimorando a veracidade das informações e acelerando a operação.

A Prefeitura de Teresina, através da Prodater - Empresa Teresinense de Processamento de Dados -, responsável pelo setor de tecnologia da capital piauiense, demonstrou interesse pelo sistema. A avaliação feita pelos técnicos aprovou 100% a estrutura tecnológica da empresa pública de Teresina para a implantação da solução.

O presidente da Prodater, Eduardo Aguiar, demonstrou satisfação com o sistema e com a aprovação da estrutura. “Estamos felizes em atender todos os requisitos para a implantação do Sinesp CAD, essa ferramenta tão importante para a qualidade de vida do teresinense. É uma referência nacional de segurança pública já presente em vários estados. Contatamos o Ministério e Planejamento informando que já temos condições de implantar o sistema imediatamente”, afirmou. Além do presidente da Prodater, também participaram da reunião os representantes da Guarda Municipal de Teresina, o capitão Monteiro e a subcomandante Lucijane.


Na ocasião, Eduardo também aproveitou para conhecer as dependências da ATI, Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí. O interesse da visita foi principalmente conhecer a Sala Cofre, um ambiente especialmente projetado para garantir a segurança física do Data Center. A Prefeitura já se projeta para fazer esse investimento.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: